Os gatos siameses são conhecidos por sua aparência distinta e elegante, com seu corpo esbelto e pelagem composta geralmente por duas cores. No entanto, uma característica notável desses felinos é a maneira como seus pelos mudam de cor à medida que envelhecem.
Essa mudança intrigante é um dos aspectos mais fascinantes dos gatos siameses, sendo o resultado de uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais. Em nossa matéria, vamos explicar mais detalhes sobre o fenômeno para que você fique por dentro do assunto.
Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos a principal missão de te informar sobre assuntos complexos, mas de maneira simples e prática. Inclusive, você sabia que nós temos uma seção exclusiva com simulados gratuitos?
Assim, você consegue estudar com a antecedência e a qualidade necessárias para provas de concursos públicos. Comece agora mesmo e não deixe para a última hora. Vença a concorrência ao estudar com milhares de questões que já caíram em certames anteriores do país.
Por que os gatos siameses mudam de cor à medida que envelhecem?
A cor original da pelagem de um gato siamês é determinada por sua genética, que possui um gene chamado “cs”. Ele controla a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, olhos e pelos. No entanto, os gatos siameses têm uma variação genética única.
Eles contam com um tipo de albinismo parcial que faz com que a produção de melanina seja limitada apenas nas áreas mais quentes de seus corpos. Isso significa que os gatos siameses nascem com uma pelagem quase toda branca.
Com exceção, é claro, das extremidades,a exemplo das orelhas, focinho, patas e cauda. Elas, por sua vez, têm uma quantidade maior de melanina devido às temperaturas mais baixas nessas áreas durante o desenvolvimento fetal.
A temperatura desempenha um papel fundamental
A mudança de cor nos gatos siameses está diretamente relacionada à temperatura ambiente. O gene “cs” é sensível à temperatura e influencia a produção de melanina de acordo com a temperatura da pele. E o que isso significa na prática?
Quando os gatos siameses nascem, sua temperatura corporal é mais baixa em comparação com o processo de desenvolvimento. À medida que eles amadurecem e sua temperatura corporal aumenta, ocorre uma mudança na produção de melanina.
As áreas mais quentes do corpo, como o tronco, onde a temperatura é maior, experimentam uma maior produção de melanina. Consequentemente, a pelagem nessas áreas se torna mais escura à medida que o gato cresce.
As extremidades mais frias, por outro lado, mantêm uma produção menor de melanina, permanecendo mais claras. Isso cria o contraste característico da pelagem siamesa.
Quando a cor dos gatos siameses começa a mudar?
A mudança de cor dos gatos siameses geralmente começa a se tornar mais evidente quando eles têm cerca de quatro semanas de idade. Nesse estágio, a temperatura corporal começa a aumentar gradualmente, desencadeando a alteração na produção de melanina.
Ao passo em que os gatos siameses continuam a crescer e se desenvolver, a mudança de cor se torna mais evidente. A “transformação” atinge seu estado final por volta dos seis a 12 meses de idade, dependendo dos fatores externos e da genética de cada bichano.