Em primeiro lugar, “amassar pãozinho” ou “amassas biscoito” é o termo popular para o hábito dos gatos em afofar as superfície com as patas, desde os objetos até as pessoas. Porém, muitos donos não entendem por que gatos amassam pãozinho e o que significa esse comportamento.
No geral, se manifesta desde cedo e pode acompanhar os bichos de estimação até a fase idosa. A princípio, é um costume que se manifesta durante o período de amamentação dos filhotes e está associado às sensações importantes para essas espécies. Saiba mais informações e entenda o que o seu gato está fazendo?
Por que gatos amassam pãozinho?
1) Estimula a produção de leite materno
A princípio, os gatos realizam esse movimento quando filhotes na região do ventre e da barriga de suas mães a fim de estimular a produção de leite materno, garantindo que serão alimentados. Por isso, esse comportamento está associado com um sentimento de segurança e tranquilidade.
Contudo, os especialistas apontam outros motivos para esse hábito para além do período da amamentação, uma vez que é um costume presente até na idade adulta.
2) Demonstrar satisfação
Os gatos que estão amassando pãozinho estão extremamente relaxados e confortáveis no ambiente ou na sua presença. Comumente, afofam as superfícies enquanto estão ronronando, o que é um sinal sonoro comum produzido no organismo dos gatos.
De acordo com os cientistas, os gatos ronronam para se acalmar diante de situações estressantes. Essas vibrações de baixa frequência que são emitidas pelos felinos auxiliam eles a respirar melhor, aliviando a tensão, reduzindo a pressão cardíaca e reequilibrando as funções internas.
3) Tornar o local mais cômodo
Sabe o hábito dos cães de arranhar o chão ou rodar em torno de si mesmo antes de deitar? Pois bem, semelhante a esse movimento, os felinos podem amassar pãozinho em uma superfície para torná-la mais confortável. Como dorme bastante tempo durante o dia, preferem um local quentinho e macio onde podem caber perfeitamente.
Em alguns casos, os felinos amassam a superfície para criar um espaço onde eles podem encaixar, principalmente nos sofás e almofadas. Assim, ficam mais acomodados e conseguem adormecer com facilidade, aquecendo a região pelo atrito no processo.
4) Marcar território
Quando estão amassando pãozinho, os gatos acionam as glândulas existentes em suas patas que é responsável por liberar no ambiente o odor que identifica esses animais, como um perfume particular produzido no organismo. Esse comportamento acompanha a natureza territorialista dos felinos, pois podem usar do movimento para marcar o território.
Ou seja, é uma maneira de demonstrar aos outros animais, incluindo outros gatos, que uma almofada ou tapete pertence a eles. Curiosamente, quando estão afofando o colo de seus donos, estão deixando claro que os humanos têm dono e um gato favorito.
Esse hábito é mais comum quando o bicho de estimação tem filhotes ou um novo animal é inserido no ambiente familiar. Porém, é mais comum durante a fase adulta, pois durante a infância esse senso de territorialismo é menos presente.
5) Informar que estão no cio
Como citado anteriormente, os gatos possuem em seu organismo mecanismos especiais para produzir odores e liberar hormônios no ambiente. No caso das fêmeas, é comum afofar as superfícies como uma maneira de informar os machos que estão prontas para a reprodução, deixando o espaço repleto de feromônios para chamar a atenção.
6) Alongar o corpo
Por fim, outro motivo comum para o seu gato estar amasssando pãozinho é a necessidade de se alongar. Por meio desse gesto, eles conseguem fixar as patas em uma superfície enquanto esticam o resto do corpo, estimulando os músculos e a circulação sanguínea.
Quando acordam, por exemplo, ainda estão relaxados e usam dessa estratégia para reativar o corpo antes de saltar da cama ou começar a correr pelo espaço, pois assim garantem que não vão se machucar.