Alguma vez você já teve a curiosidade de saber por que enxergamos formas nas nuvens, concurseiro? Muitas pessoas enxergam formatos bizarros, rostos, objetos e até determinados alimentos nelas. Mas isso tem uma explicação lógica, segundo a ciência.
Essa matéria vai te mostrar por que enxergamos formas nas nuvens. Continue a leitura para descobrir os motivos pelos quais a maioria das pessoas consegue observar diversas coisas que fazem parte do nosso cotidiano quando olham para o céu. Confira.
Por que enxergamos formas nas nuvens?
O fenômeno Pareidolia é o responsável
Se você é daqueles concurseiros que reconhecem silhuetas, padrões ocultos e até rostos nas nuvens acima da sua cabeça, fique tranquilo que isso é coisa do seu cérebro. Esse fenômeno se chama Pareidolia. De acordo com a ciência, a nossa mente já é previamente programada para que consigamos identificar imagens conhecidas, independentemente do que elas sejam ou representem.
Dessa maneira, quando olhamos para as nuvens em dias mais nublados e conseguimos visualizar diversos formatos de animais, objetos e até rostos, é porque a nossa mente já está familiarizada com o que estamos supostamente vendo.
Mas o que causa a Pareidolia?
Agora que você entendeu por que enxergamos formas nas nuvens, a Pareidolia acontece em uma região bastante sensível do nosso cérebro chamada de área facial fusiforme direita. Ela entra em plena atividade quando o concurseiro identifica objetos, rostos e formatos quando olha para o céu, mesmo que seja em algo completamente aleatório.
Ainda segundo a ciência, pessoas que costumam ter emoções mais negativas no dia a dia ou que são pessimistas por natureza, tendem a ter um maior números de experiências de Pareidolia. Ademais, as mulheres podem sofrer mais episódios desse fenômeno cerebral do que os homens em geral.
O concurseiro que sempre ficava encucado e não sabia por que enxergamos formas nas nuvens, pode ficar sossegado daqui para frente. Isso é mais comum do que se imagina. É apenas o nosso cérebro tentando reconhecer algum objeto familiar que não tem exatamente aquela forma, mas que lembra bastante aquilo, entendeu?