Por que é preciso ligar o modo avião do celular durante um voo?

Mais do que uma mera formalidade ou exigência da equipe de bordo, acionar o modo avião do celular e outros dispositivos eletrônicos durante um voo é uma medida fundamental para a segurança da aeronave.

Para alguns passageiros, desligar os dispositivos eletrônicos ou colocá-los em modo avião é um estorvo, principalmente quando estão trabalhando ou resolvendo problemas. Porém, você sabe por que é preciso ligar o modo avião do celular durante um voo? Mais do que um procedimento de rotina, essa medida pretende proteger os passageiros na viagem.

continua depois da publicidade

Portanto, diferente do que algumas pessoas pensam, não se trata de uma forma de controlar os passageiros ou fazê-los prestar atenção aos comandos de bordo, embora evitar distrações te ajude a ficar ligado no que está acontecendo ao redor. Acima de tudo, é uma maneira de garantir que o voo será tranquilo para todos na aeronave, até mesmo a equipe de bordo. Saiba mais informações a seguir e aprenda como funciona:

Por que devo ligar o modo avião do celular antes do voo?

Leia também

A princípio, o modo avião consiste em uma funcionalidade dos dispositivos eletrônicos que suspende a recepção e a emissão de sinal no aparelho de maneira instantânea. Assim, o usuário não precisa desligar manualmente cada um dos receptores, pois essa ferramenta garante que o celular ou computador não estará em atividade.

Como citado anteriormente, o motivo está relacionado com a segurança. No geral, esses dispositivos eletrônicos possuem potência suficiente para enviar sinais e recebê-los em uma grande distância. Porém, essa troca de frequências emitidas podem interferir no contato entre a aeronave e as torres de transmissão no solo.

continua depois da publicidade

Como consequência, os pilotos não conseguem ser informados do que está acontecendo abaixo deles, em especial nas situações de emergência ou de risco. Ademais, caso a torre de transmissão tente se conectar várias vezes com uma aeronave, é possível que os aparelhos de navegação sejam comprometidos e se perca totalmente a noção de direção ou rota.

Ou seja, é um grande risco para a condução da aeronave, pode provocar acidentes aéreos com pousos não autorizados e ainda consome a bateria do celular mais rápido.

Leia também

Concursos em sua
cidade