Por que é bom anotar objetivos? Veja a importância das metas

Anotar os objetivos é uma estratégia de organização e planejamento para quem procura realizar as próprias metas. No entanto, para aproveitar os efeitos positivos é necessário sistematizar essas anotações.

De acordo com estudo realizado na Universidade Dominicana da Califórnia, em 2015, anotar as metas aumenta a probabilidade de atingi-las em 40%. Desse modo, é fundamental conhecer a importância das metas e sistematizar a escrita dos objetivos para fins de organização, planejamento e execução.

continua depois da publicidade

Assim, você evita acumular sonhos e vontades que nunca saem do papel, e também para de prometer que irá começar as mudanças necessárias na próxima segunda-feira. Acima de tudo, anotar os objetivos é uma forma de torná-los tangíveis e começar a trabalhar em direção à realização. Saiba mais informações a seguir:

Por que é bom anotar os objetivos e qual é a importância das metas?

Leia também

Como citado anteriormente, anotar os objetivos é uma maneira de trazê-los para a sua realidade. Ao fazer isso, você começa o processo mental de preparação para as mudanças e movimentos que serão necessários para realizar aquilo que deseja e alcançar os resultados pretendidos.

No geral, as metas são importantes porque removem o indivíduo da zona de conforto e provocam alterações que promovem crescimento pessoal e coletivo, pois acaba afetando as relações em vários níveis. Mais do que os sonhos, são formas detalhadas que demonstram quais são os passos necessários, riscos e obstáculos que serão encontrados no caminho.

continua depois da publicidade

Ou seja, você determina o que quer fazer, mas também pensa em como realizará esse objetivo, quem poderá ajudar, quais são os recursos necessários nesse processo, quais são os desafios e como vencer cada etapa. Dessa maneira, fica mais fácil estabelecer o que é importante, quais são as prioridades e onde você precisa depositar a sua atenção.

Ao longo do tempo, essa lista de metas e objetivos vai se alterando, porque você não permanece a mesma pessoa ao longo do processo. Além disso, os relacionamentos e oportunidades acabam exigindo que recalculemos a rota em direção aos lugares que desejamos chegar.

Como anotar as metas e objetivos?

1) Coloque no papel quais são os seus sonhos

Com o que você sonha? O que a sua versão infantil desejava para a vida adulta? Onde você quer chegar? O que você deseja comprar ou ter na sua vida? Coloque tudo isso no papel, desde os sonhos mais simples e infantis até os mais complexos. Nessa primeira etapa, é importante colocar para fora do seu coração e mente aquilo que deseja há tanto tempo. Depois disso, é hora de sistematizar.

continua depois da publicidade

2) Defina quais são os objetivos e metas

Diante desses sonhos todos, o que é realmente prioridade? O que faz o seu coração bater mais forte? O que faz mais sentido com quem você é no momento e quem deseja ser nos próximos anos? Organize essa lista de sonhos por ordem de importância e defina quais são as metas que você pretende alcançar.

3) Estabeleça rotas

Com os objetivos definidos, é o momento de pensar em como você irá realizá-los. Divida essa meta em etapas e passos que precisam ser cumpridos, mas pense em mais de um caminho para que você tenha opções e a possibilidade de recalcular os esforços, caso necessário.

Nessa etapa, é importante considerar os desafios, adversidades, sacrifícios necessários, recursos e investimentos, apoiadores, ferramentas e o que mais for importante para realizar as metas. Seja realista, e se precisar calcular o orçamento ou o preço para executar os seus planos, não deixe de detalhar.

continua depois da publicidade

4) Peça ajuda

No processo de escrever os seus objetivos, é importante entrar em contato com as pessoas que estarão nessa jornada contigo. Peça ajuda aos amigos e familiares para entrar em contato com os seus sonhos, transformá-los em metas sistematizadas e traçar os caminhos possíveis para realizar cada uma delas.

Assim, além de engajar outras pessoas na sua jornada, será possível contar com uma rede de apoio ao longo do processo. Volte a esses laços quando se sentir desmotivado ou perdido.

Leia também

Concursos em sua
cidade