Por que dói tanto uma topada com o dedinho do pé?

Sofrer uma topada com o dedinho do pé é uma das piores sensações que podemos sentir. Mas por que essa dor é tão aguda? Leia e entenda a seguir.

Certamente, você já andou descalço pela casa e sofreu naquele momento em que o dedinho do pé bateu no canto de um móvel, na porta ou na mesa. É uma dor repentina e quase insuportável, que sempre deixa a gente curioso sobre por que uma topada dessas dói tanto.

Embora possa parecer uma pancada leve, quando você machuca o dedo mindinho, há uma grande força por trás do movimento devido ao peso do seu corpo e ao impulso convergindo para aquela pequena parte do seu pé.

Na verdade, pode equivaler a duas a três vezes o seu peso corporal naquela pequena área de superfície se você estiver correndo ou andando rápido.

Além disso, os golpes nesta área costumam ser inesperados, pois geralmente ocorrem por falta de jeito, por isso nos pegam completamente desprevenidos. Mas a principal causa da dor, você vai descobrir abaixo.

Leia também

Por que bater o dedinho do pé dói tanto?

A sensação aguda de dor, que ocorre de forma violenta quando você bate o dedinho do pé em algo, se deve a um mecanismo complexo em nosso corpo.

Esse impulso é modulado por neurônios sensoriais conhecidos como nociceptores, que levam informações ao cérebro ao perceber um estímulo externo que pode causar danos.

Esses neurônios sensoriais estão distribuídos por todo o corpo, mas concentram-se em maior número nas regiões que usamos para explorar o ambiente, como as pontas dos dedos e os lábios. É por isso que ferimentos nos lábios ou pequenos cortes, mesmo que pareçam insignificantes, podem resultar em dores intensas.

Depois deles, há também fibras nervosas mais finas e não isoladas que disparam mais lentamente, conhecidas como segunda dor e é uma sensação de queimação menos intensa que dura um pouco mais.

Embora seja desagradável, a dor é um sinal de que o sistema nervoso está funcionando perfeitamente para protegê-lo de perigos. Além desse motivo, quando você sofre uma topada no dedo mindinho do pé, não está afetando apenas os nervos.

A pele, as unhas e os ossos também estão envolvidos no processo. Um agravante é que essa área possui menos tecido adiposo protetor em comparação a outras partes do corpo, como as nádegas.

Como saber se você fraturou o dedo do pé após uma topada?

Em geral, a dor provocada por essas situações é de curta duração, geralmente desaparecendo após alguns segundos ou minutos. No entanto, se ela persistir, pode ser um sinal de um problema mais sério, pois, obviamente, se você machucar o dedo mindinho com força suficiente, há o risco de fraturá-lo.

No caso de uma lesão mais grave, a dor é extremamente intensa, acompanhada de descoloração na área afetada (geralmente preta e azulada) e inchaço. Isso requer atenção médica e, às vezes, imobilização para permitir uma recuperação adequada.

Por fim, para evitar topadas dolorosas no dedinho do pé, é essencial prestar atenção ao que está ao seu redor e eliminar possíveis obstáculos. Usar calçado adequado e manter um espaço limpo e arrumado em casa, também pode reduzir significativamente o risco de acidentes.