Por que devemos colocar o celular em modo avião durante voos?

Pedido é feito em todos os voos e serve como medida protetiva para maiores problemas durante a viagem. Entenda.

Sempre ao viajar de avião, escutamos a companhia aérea solicitando que o celular esteja em modo avião tanto na decolagem quanto no pouso.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, é preciso entender o motivo pelo qual as companhias pedem que o celular esteja no modo avião. Hoje em dia, a tecnologia presente disponibiliza até internet durante o voo.

O que é o modo avião?

Leia também

O modo avião existente em aparelhos móveis é uma maneira encontrada pelas fabricantes e operadoras de suspender a recepção e a emissão de sinal de forma rápida, instantânea.

Assim, a ideia principal é que a partir de um único toque na tela, o aparelho entre em modo suspenso das suas antenas; o que bloquearia o sinal por um período determinado.

continua depois da publicidade

Por que devemos colocar o celular em modo avião durante o voo?

A segurança é o motivo principal. Dessa maneira, a ideia de fazer essa limitação durante os voos teve início na década de 1990. Foi neste período que foi constatado que as frequências de rádio emitidas por eletrônicos interferiam, ou poderiam interferir nas torres de transmissão encontradas no solo.

Por sua vez, smartphones são pequenos aparelhos com potência suficiente, capaz de enviar sinais fortes, que encontram longas distâncias. Nesse sentido, ao não colocar o aparelho em modo avião, ele tentará se conectar à torre de transmissão toda vez que passar por uma durante o voo.

O problema é que essas tentativas de conexão de todos os dispositivos presentes em um voo podem causar interferências em toda a cabine do avião, prejudicando o funcionamento dos aparelhos de navegação da aeronave.

continua depois da publicidade

Ademais, o próprio celular também é prejudicado. Explicando melhor, as tentativas de conexão às torres acabam consumindo quase toda a bateria do aparelho, por falta de constância de sinal.

Outras consequências mais graves envolvem o fato de que todos os passageiros estão sujeitos a regras das companhias e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Por sua vez, descumprir tais regras pode fazer com que o passageiro tenha que desembarcar da aeronave, por exemplo.

Existe também a possibilidade do passageiro ser enquadrado no artigo 261 do Código Penal. A pena, para este caso, varia entre dois a cinco anos. Sob a acusação de expor ao perigo o avião ou prática de ato que impeça a navegação aérea.

A companhia também pode aplicar multas já previstas desde o momento da compra das passagens. O passageiro pode ficar impedido de embarcar e tudo é embasado em uma lei já existente.

continua depois da publicidade

Wi-Fi em aviões

Utilizar o sinal de Wi-Fi durante um voo é seguro. Inclusive, várias companhias aéreas oferecem o serviço em voos dentro do Brasil, mediante a compra de um pacote de dados.

O acesso é feito sem que o aparelho seja retirado do modo avião, conectando-se apenas à rede de internet disponível naquele momento.

Leia também

Concursos em sua
cidade