Existem várias razões pelas quais um cachorro corre atrás do próprio rabo, pois como outros animais, eles podem fazê-lo quando estão entediados e por diversão, principalmente quando são filhotes.
No entanto, quando o animal persegue compulsivamente o rabo e o morde, é um indicador de que algo não está bem. A seguir, explicaremos a possível causa desse comportamento.
Por que o cachorro persegue o rabo?
Os cães reproduzem esse comportamento pelos seguintes motivos:
Tédio
Os cachorros costumam perseguir o rabo porque estão um pouco entediados; é uma forma de eles se divertirem e gastarem energia. Isso é especialmente verdadeiro para os filhotes, que podem nem perceber que o rabo é na verdade uma parte do corpo; eles o veem como um brinquedo. Em geral, à medida que os cães envelhecem, esse tipo de brincadeira desaparece.
Atenção
Se o seu cachorro está perseguindo o rabo e recebendo atenção positiva de você ao participar do ato, você pode fazer com que ele faça isso sempre que quiser que você o observe e brinque com ele.
Problema de saúde
Se você perceber que seu cão está realmente perseguindo o rabo e tentando quebrá-lo e mastigá-lo, é melhor agendar uma visita ao veterinário. Às vezes, os cães perseguem o rabo porque são incomodados por vermes e pulgas ou estão passando por algum outro tipo de problema de saúde.
Genética
Também pode ser atribuído ao comportamento que remonta a seus ancestrais caçadores; eles mantêm seus instintos, embora não vivam mais na selva.
Então, quando uma cauda em movimento aparece em seu campo de visão, eles não conseguem parar de persegui-la. Isso pode ser mais frequente em algumas raças do que em outras.
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Alguns cães podem desenvolver um distúrbio compulsivo de perseguição do rabo. Esses tipos de problemas de comportamento podem surgir por vários motivos: confinamento, abuso físico, lesões ou traumas anteriores, ansiedade de separação, etc. Nesse sentido, não tomar medidas corretivas a tempo pode levar o seu cão a automutilar o rabo.
Correr atrás do rabo também indica que o cão está desconfortável
Outra explicação para esse comportamento repetitivo tem a ver com o fato de que o cão pode não estar se sentindo confortável com seu ambiente. Isso é corroborado pelo estudo realizado em mais de 5.000 cães de 22 raças, publicado na revista Scientific Reports.
No relatório, os proprietários descreveram a frequência com que seus animais de estimação repetiam certos padrões, como perseguir o rabo, morder o reflexo, lamber insistentemente uma parte do chão, morder a si mesmos ou passar muito tempo guardando a comida.
Os resultados mostraram que pelo menos 30% dos cães estudados apresentavam comportamentos repetitivos, e que a incidência dos casos estava relacionada ao ambiente do animal e seu estilo de vida.
Também foi revelado que 58% destes comportamentos repetitivos foram localizados nos cães de tutores de primeira viagem, ao contrário dos proprietários que já tiveram um cachorro.
Por outro lado, os cães que viviam com uma única pessoa tinham 33% menos probabilidade de apresentar comportamentos repetitivos, em comparação com aqueles que viviam com uma família com vários membros.
Em relação aos cães que conviviam com outros cachorros, eles também tinham uma probabilidade 64% menor do que os que viviam sozinhos.