Os cachorros possuem hábitos próprios de alimentação, sono e comunicação com outras espécies, mas nem todas as ações são um bom sinal. Por isso, entender por que os cachorros comem grama às vezes é fundamental para que os tutores identifiquem desequilíbrios na saúde dos seus animais de estimação, e tomem medidas antes que seja tarde demais.
Acima de tudo, esta matéria tem caráter meramente informativo e não substitui o acompanhamento médico profissional com um veterinário. Portanto, se você identificar que o seu cachorro está com algum comportamento estranho, leve-o imediatamente à clínica veterinária para realizar os procedimentos necessários. Saiba mais informações a seguir:
Por que os cachorros comem grama?
De acordo com os especialistas, o ato de comer grama ou outras plantas é um comportamento instintivo dos animais para aliviar sintomas gastrointestinais, como náuseas, dores de estômago, constipação e diarreia. Desse modo, o consumo dessas folhas é uma forma de induzir ao vômito, mas também auxiliar no funcionamento do intestino por conta das fibras que possuem.
Comumente, os cachorros que comem grama podem estar sofrendo com má nutrição, desidratação, algum tipo de verminose, ataques de corpos estranhos, cólicas ou desconforto abdominal. Acima de tudo, utilizam das plantas para combater os sintomas internos, a fim de livrar-se do que está causando o mal-estar generalizado.
Em alguns casos, os cachorros podem comer grama por conta do tédio, como uma forma de brincar e se distrair, ou então como sintoma de ansiedade, pois se manifesta como uma compulsão alimentar. De todo modo, é importante ficar atento para que esse comportamento não se torne um problema, mas também pode-se utilizar esses hábitos como um medidor da saúde do animal.
Sendo assim, observe se ele está comendo grama e vomitando logo em seguida, ou então confira como estão as fezes do animal, porque pode ser que ele esteja com diarreia. No geral, os sinais de que seu bichinho não está bem estão associados com a perda de apetite, vômitos, apatia, emissão de ganidos revelando dor e mudança no comportamento.
Como citado anteriormente, é possível que o seu animal esteja comendo grama em busca de nutrientes e vitaminas que estão faltando na ração e na dieta usual. Dessa maneira, é interessante considerar uma mudança no alimento para evitar o déficit nutricional ou o desequilíbrio orgânico, pois nem todas as espécies conseguem digerir bem as plantas.
O que fazer quando o cachorro está comendo grama?
1) Leve o seu cachorro ao veterinário
Confira com a ajuda de um especialista como está a saúde do seu animal, por meio de exames de pesagem, coleta de sangue e ultrassom que identifique o que está acontecendo internamente. Em alguns casos, serão necessárias novas visitas para entender o diagnóstico e oferecer a melhor possibilidade de tratamento, que pode variar entre injeções, medicamentos orais ou simples mudanças na rotina.
2) Mantenha o calendário de vacinação em dia
Vacinar o seu cachorro contra a raiva, verminoses, viroses e outras enfermidades é fundamental para manter a imunidade dele em alta, e protegê-lo de doenças que afetam a saúde geral. Informe-se sobre o calendário de vacinação na sua cidade, e não se esqueça de levar ao veterinário a ficha com as informações do seu bichinho, pois é possível se atualizar caso você tenha perdido algum ciclo de vacina.
3) Ofereça uma alimentação equilibrada
Assim como os seres humanos, os cachorros precisam de uma alimentação equilibrada e diversa em relação aos nutrientes para manter a saúde em dia. Ao escolher a ração ou organizar a dieta do seu animal, considere consultar-se com um especialista para cobrir todas as necessidades da raça que você possui em casa, pois assim você evita a obesidade canina ou a deficiência nutricional.
4) Estimule o seu cachorro
Os cachorros possuem um grau de energia muito grande, e precisam realizar exercícios físicos regularmente para manter a saúde. Investir em passeios no parque, brinquedos novos e atividades ao ar livre é uma forma de garantir que não haverá tédio na rotina do animal, protegendo-o de hábitos como comer grama.