Com as mudanças de temperatura nas principais cidades brasileiras, muitos cidadãos estão sofrendo com as ondas de frio, chuvas fortes e avanço da umidade. Neste contexto, uma reação comum durante esse período é bater os dentes por conta do frio, mas nem todos entendem de onde surge essa reação e como controlar.
Para entender melhor essa questão, é importante entender quais são os efeitos das baixas temperaturas no organismo humano, principalmente os mecanismos de proteção que são acionados pelo cérebro para evitar problemas mais graves. Saiba mais informações a seguir e entenda como o frio afeta o corpo humano:
Por que as pessoas batem os dentes quando está frio?
Essa reação é uma defesa natural do organismo para gerar calor e aquecer o corpo, assim como acontece com os tremores e espasmos musculares provenientes do frio. Em condições normais, a temperatura corporal varia de 35 a 37 graus Celsius, mas o frio faz com que a pessoa perca calor para o ambiente. Para evitar a hipotermia e seus riscos, o organismo começa a reagir.
A contração da musculatura é uma forma de garantir que o calor está sendo gerado, como uma forma de se transformar o movimento em temperatura. A consequência são os tremores no corpo e bater os dentes consiste em um tremor na mandíbula. De todo o modo, esse processo mecânico é sempre involuntário, e não depende da vontade do indivíduo.
A única forma de controlar é se aquecer, pois assim o corpo não precisará mais ficar tremendo para gerar calor e se proteger. Para que os tremores deixem de acontecer, é importante retomar a temperatura normal e evitar exposições prolongadas ao frio.
Aliás, se aquecer é a melhor forma de evitar outras reações, como ficar arrepiado, tremor nas mãos, suor nas extremidades e aumento da pressão arterial. Ao longo do tempo, esses mecanismos de defesa podem gerar sobrecargas no organismo e prejudicar a saúde.