Por definição, as sobrancelhas referem-se à pequena porção de pelos localizadas acima dos olhos. Também conhecida como sobrolho ou supercílio, esse anexo facial desempenha importantes funções para além do aspecto estético, participando do desenvolvimento humano desde as primeiras fases da vida até a terceira idade.
Mais do que mantê-las propriamente aparadas, é importante cuidar da saúde do crescimento para garantir que as funções estão sendo desempenhadas com qualidade. Assim como os cílios, atuam nos cuidados com os olhos e a visão humana. Saiba mais informações a seguir e entenda qual é a função e porque as pessoas têm sobrancelhas:
Para que servem as sobrancelhas?
A princípio, as pessoas têm sobrancelhas por conta de uma herança genética de seus ancestrais. Os cientistas avaliam que essas estruturas permaneceram ao longo do processo de evolução dos seres humanos e da perda de grande parte dos pelos corporais porque os propósitos que desempenham continuam sendo importantes.
Em primeiro lugar, as sobrancelhas protegem os olhos, pois o formato de arco auxilia na canalização do suor, chuva, umidade e poeira para longe dos globos oculares, que são estruturas bem mais sensíveis aos elementos externos. Dessa forma, a visão permanece clara e a pessoa se protege de acidentes causados pela obstrução desse sentido.
Mais ainda, as sobrancelhas afastam o brilho da luz solar, protegendo a visão dos raios luminosos que podem ser muito fortes para a pálpebra e retina processarem. Assim, garantem que os olhos estão protegidos e terão uma vida útil mais extensa, pois não estão submetidos a luminosidade excessiva e prejudicial.
Ademais, os cientistas apontam que as sobrancelhas são importantes elementos para a comunicação não verbal, pois as expressões faciais auxiliam no contato entre os seres humanos. A depender da reação do indivíduo, esses pelos faciais podem expressar felicidade, surpresa, raiva ou confusão.