Você já deve ter reparado numa característica bem comum em fotos registradas há muito tempo de seus avós, bisavós ou tataravós: nenhum deles estava sorrindo na época. Apesar de não termos uma resposta definitiva, é bem possível levantarmos algumas hipóteses interessantes.
A primeira está ligada com as câmeras que registravam as fotografias, conforme o renomado portal Vox. Vamos te explicar mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria. Leia até o final e confira as teorias que fundamentam a prática de não sorrir em fotos antigas.
Aproveite a visita e não se esqueça de acessar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos curiosidades gerais sobre inúmeros temas, que podem te ajudar a compreender ainda mais a cultura de diferentes povos. É uma forma de estudar de maneira divertida e sucinta.
Ah, e claro: como temos a missão de te ajudar na aprovação em cargos públicos, você pode acessar nossa página exclusiva de simulados gratuitos para testar os seus conhecimentos. São milhares de questões que estão organizadas por disciplina ou cargo específico.
Por que as pessoas não sorriam em fotos antigas?
A hipótese mais evidente tem relação com a câmera fotográfica da época. Era necessário um longo tempo de exposição do aparelho para que as imagens realmente ficassem satisfatórias. Ou seja, o tempo extenso em que a câmera precisava para tirar a foto pode explicar o assunto.
As pessoas tinham que se manter estáticas durante todo o registro, mesmo que fosse para ter apenas uma fotografia. E nós sabemos que manter o sorriso durante minutos afinco não é uma missão tão simples assim. Era melhor ficar mais sério mesmo que já resolvia o problema.
Mas não temos somente esta explicação, sabia? A cultura das fotos foi influenciada diretamente pelas pinturas clássicas. E todas as peças artísticas geralmente faziam alusão a tons sérios e mais realistas. Então, as pessoas tinham a predisposição em fazer as mesmas poses.
Além disso, as fotografias também foram consideradas como sagradas para muitas pessoas. Era uma maneira de se conectar com a “imortalidade”, já que a imagem perduraria através do tempo. O assunto era sério, o que exigia uma postura mais séria também.
Mas é claro que nem todas as fotos antigas registravam pessoas apenas com a cara fechada. Com o passar do tempo, a qualidade da câmera e as tradições foram mudando… E o sorriso se tornou essencial em alguns registros, não sendo necessário prender o sorriso durante a ocasião.