Você já reparou que as luzes da parte interna diminuem quando os aviões estão prestar a decolar ou fazer a aterrissagem? Existe uma explicação lógica do motivo disso acontecer, sendo que a resposta é surpreendente. Spoiler: não é para favorecer o sono durante o voo.
É mais uma medida de precaução e segurança. Ficou curioso? Calma que vamos explicar tim tim por tim tim ao longo da matéria. Aproveite a visita no site e explore mais conteúdos incríveis que já publicamos por aqui, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos.
Ah, e como somos especializados em fornecer informação de qualidade aos concurseiros de plantão, pode contar conosco na hora de sua preparação para os estudos. Temos simulados gratuitos com inúmeras questões que caíram em concursos anteriores. Acesse a aproveite.
Duas grandes curiosidades sobre voos em aeronaves
Existem muitas particularidades associadas aos voos. Uma delas é a questão das lágrimas que aparecem com mais facilidade em nossos rostos quando estamos em aviões. A explicação para isso está relacionada à pressurização da cabine.
A baixa umidade e a pressão atmosférica alterada podem causar um aumento na produção de lágrimas, tornando as pessoas mais propensas a ficarem “emocionais” durante o voo. É um choro sem motivo psicológico, ou seja, estamos falando mais de condições físicas mesmo.
Ah, e os assentos da janela não são apenas para apreciar a paisagem. Eles também têm um propósito prático em termos de segurança. Em caso de evacuação de emergência, os passageiros que se sentam nas janelas têm a responsabilidade de abrir as saídas de emergência.
Assim, conseguem ajudar os demais a abandonar a aeronave. E poderíamos ficar aqui durante horas e horas falando sobre curiosidades bem específicas que estão relacionadas ao universo das alturas. Mas vamos à questão principal da matéria.
Por que as luzes dos aviões diminuem durante pousos e decolagens?
As luzes dos aviões diminuem por um motivo bem determinado durante a decolagem e a aterrissagem. É uma medida de segurança voltada aos passageiros. Até porque é necessário pensar sempre nos piores cenários como uma forma de prevenção e contenção de danos.
E isso acontece porque, em caso de qualquer emergência identificada durante o voo, os olhos dos passageiros já ficam acostumados com o escuro, já que as luzes não estarão tão intensas assim. Até porque nós levamos entre 5 a 10 minutos para nos adequarmos ao breu.
Ainda mais se estivermos num ambiente muito claro. E 10 minutos durante uma situação de emergência é muita coisa. Para deixar todos mais familiarizados com isso, no caso de abandono da aeronave, os tribulantes optam por adotar essa prática de reduzir as luzes.
Mas é claro que também existem outras justificativa. Se a viagem for feita ao anoitecer, é interessante deixar o ambiente mais confortável para um descanso de qualidade e, de quebra, ajuda também na economia da energia.