Existem alguns mistérios da humanidade que já foram resolvidos a partir de monitoramento técnico e estudos científicos. E é por isso que sempre vale a pena se questionar sobre como as coisas funcionam e o motivo delas serem da forma que realmente são.
Assim, você consegue compreender grandes perguntas da vida em sua essência, explorando cada vez mais a capacidade do seu cérebro. Ser curioso é mais do que uma qualidade: é essencial para nos mantermos em constante movimento. Aprendizado nunca é demais.
Inclusive, ao descobrir as respostas para algumas perguntas de conhecimentos gerais e específicos, você consegue afinar ainda mais o seu repertório de aprendizados. E isso é super valioso para concurseiros que estão se preparando para provas objetivas e discursivas.
Uma grande questão que você já deve ter se perguntado tem a ver com as bolhas de sabão. Afinal, por que elas são sempre redondas? A física consegue te explicar isso – e a resposta é mais simples do que você imagina. Acompanhe a matéria até o final e fique por dentro.
Ah, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares. Assim, você consegue disseminar conhecimento enquanto apreende ainda mais durante o processo. Todo mundo sai ganhando!
Afinal, por que as bolhas de sabão são sempre redondas?
De acordo com os princípios da física, a resposta está relacionada com o equilíbrio de forças. A bolha é basicamente uma película composta de ar em consequência do contato com o sabão. O oxigênio, por sua vez, infere pressão para o lado de fora.
Mas a atração das moléculas de água faz com que a bolha de sabão seja meio que “puxada” para o interior. Em outras palavras, a tensão superficial da parede aguosa com sabão é praticamente a mesma em qualquer local dos arredores.
E isso resulta na forma arredondada que conhecemos das bolhas, ou seja, se torna consequência a partir do equilíbrio entre as duas forças que fazem pressão em volta das paredes de água e sabão.
Indo um pouco na contramão mas pegando o fio da meada, você também sabe o motivo de as espumas de sabão e sabonete serem sempre brancas? Cada bolha de espuma funciona como uma espécie de prisma cheio de cores a partir do reflexo da luz.
E, como sabemos, a mistura de todas as cores resulta em branco, mesmo que o sabão ou o sabonete seja de colorações distintas.