Com os avanços tecnológicos e a popularização dos cursos online, aprender um novo idioma nunca foi tão fácil. Ferramentas digitais, aplicativos e plataformas educacionais oferecem inúmeras opções para quem deseja se aventurar no aprendizado de uma nova língua. Mas por que aprender um novo idioma é tão importante?
A principal resposta é que o bilinguismo pode impulsionar sua carreira, dobrando as oportunidades de trabalho e potencializando o desenvolvimento pessoal e profissional. Veja outros benefícios neste artigo.
Por que aprender um novo idioma pode aumentar suas chances de emprego?
1. Porque abre espaço para o trabalho remoto
Trabalhar para uma empresa estrangeira não significa mais ter que se mudar. Com o aumento do trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19, as empresas estão mais dispostas do que nunca a contratar profissionais de diferentes lugares.
Assim, além de focar em vagas locais, você também pode encontrar oportunidades em outros países que falam o idioma que você domina. Plataformas de vagas no exterior, como o LinkedIn e o FlexJobs, são ótimos para começar sua busca.
2. Porque te destaca entre os concorrentes
A competição por vagas de emprego pode ser intensa, com as melhores posições recebendo centenas de inscrições. Falar um segundo ou terceiro idioma pode ajudá-lo a se destacar, especialmente quando suas qualificações são semelhantes às de outros candidatos. Portanto, certifique-se de que suas habilidades linguísticas estejam bem visíveis no seu currículo.
3. Porque proporciona melhores salários
Em geral, profissionais que falam uma língua estrangeira tendem a receber salários mais altos do que seus colegas que falam apenas um idioma. Estudos indicam que falar um segundo idioma pode aumentar o salário entre 11% e 35%, dependendo do idioma e do país.
4. Porque aperfeiçoa suas habilidades
Pesquisas sugerem que pessoas que falam uma ou mais línguas estrangeiras são melhores solucionadoras de problemas, além de serem mais criativas e empáticas.
Inclusive, soft skills como resolução de problemas, criatividade e empatia são muito valorizadas por empregadores e estão entre as mais demandadas atualmente.
Além disso, bilíngues e multilíngues tendem a ser mais receptivos a diferentes pontos de vista e a estabelecer conexões interpessoais, competências essenciais em áreas como atendimento ao cliente e relacionamento comercial.
5. Porque treina o seu cérebro
Um estudo realizado pela Baycrest Centre e pela York University, com participantes espanhóis entre 65 e 75 anos, revelou que aprender uma segunda língua pode melhorar certas habilidades cognitivas, semelhante ao que ocorre com o treinamento específico para essas habilidades.
Publicado na revista Aging, Neuropsychology and Cognition, o estudo mostrou que mesmo aqueles que não dominavam completamente o novo idioma apresentaram melhorias significativas nas funções cognitivas, indicando que o cérebro pode se beneficiar do aprendizado de um segundo idioma sem a necessidade de fluência total.