Cada animal tem a sua característica que o definem como único no mundo. Os morcegos, por exemplo, são vanguarditas e carregam o posto de mamíferos com asas. Já os grandes olhos penetrantes das corujas são simplesmente inigualáveis. E sobre o leão, é a mesma coisa.
Geralmente, diferenciamos os sexos da espécie conforme um atributo bem específico. Enquanto as leoas só possuem a pelugem curta e meio amarronzada, os leões dominam todos os lugares que estão presentes pelas suas jubas esbeltas. Mas a regra tem a sua exceção.
Já foi possível encontrar animais deste espécie e do sexo masculino sem qualquer vestígio de juba que decora as suas cabeças. E, sim, assim como quase tudo nesta vida, a ciência consegue explicar o fenômeno com base em um aspecto que envolvem fatores externos.
Calma que eu vou te explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos de tudo um pouco para de deixar assim: constantemente atualizado. Fique conosco e explore seu cérebro.
Por que alguns leões não têm a juba característica?
Durante muitos anos, os cientistas achavam que a herança genética seria a principal explicação para a ausência ou presença de juba em leões. Mas tudo isso mudou após descobertas de estudos científicos, quando pesquisadores analisaram o ambiente em que os animais vivem.
Aparentemente, além da própria genética, fatores externos também podem influenciar características dos animais. E não seria diferente no caso do leão. Uma das pesquisas foi realizada ainda em 2006 por Bruce Patterson, curador de mamíferos do Field Museum em Chicago.
O estudo de renome foi divulgado na Oxford Academic, especificamente na página do Journal of Mammalogy. O pesquisador percebeu que aspectos ligados ao clima também podem fornecer respostas para as diferenças de características entre alguns leões.
O que a ciência descobriu sobre a ausência de juba em certos leões
De acordo com a pesquisa científica encabeçada pelo curador Bruce Patterson, a temperatura ambiente pode ser responsável por até metade da extensão e, consequentemente, densidade das jubas. Mesmo que a genética entre na questão, o clima também é um divisor de águas.
Foram estudados 17 leões dos Estados Unidos, que vivam e zoológicos. A pesquisa analisou tanto a temperatura na região quanto comprimento da juba. E a descoberta foi uma só: em climas mais amenos e frios, os fios tendem a ser mais longos.
Como as crinas consomem uma energia considerável para se desenvolver, não há necessidade do “anel” do cabelo, o que faz com que as jubas fiquem bem menores do que o normal. Essa seria uma das explicações possíveis para a questão. Você já sabia disso?