Os vasos sanitários podem ter tamanhos e formas distintas. Nos ambientes públicos, onde muitas pessoas frequentam diariamente, é importante que os banheiros que atendam a todos. Contudo, muitas pessoas não sabem o motivo de alguns assentos de vaso sanitário terem uma abertura na frente, em formato de “ferradura”, com um “corte” na parte inferior.
Há alguns atrás, por exemplo, era comum que banheiros públicos tivessem os equipamentos instalados diretamente no chão, sem usar o assento sanitário. Essa bacia turca era usada em países como a Índia e o Japão, na Europa e no Oriente Médio.
O produto é considerado mais higiênico, já que não é necessário ter contato com o local onde outras pessoas já se sentaram. No Brasil, muitos banheiros públicos usavam e usam desse mesmo modelo.
Vaso sanitário com abertura frontal
O vaso sanitário com abertura frontal é muito importante para os técnicos de enfermagem, enfermeiros e cuidadores, pois auxiliam no cuidado dos seus pacientes que possuem dificuldade de mobilidade na higiene pessoal.
Assim, é muito comum notar a presença desses vasos em hospitais, clínicas e ambulatórios. Por falta de conhecimento, no entanto, muitos vasos sanitários deste modelo foram, e ainda são instalados, em sanitários destinados às pessoas com deficiência, o que pode ser um erro.
Por isso, há diversos relatos de pessoas que, por não terem controle do movimento e sensibilidade, acabam se machucando na hora de fazer a transferência da cadeira de rodas para vasos com abertura frontal.
Além disso, a abertura frontal reduz o ponto de apoio e faz com que a urina seja expulsa para fora do vaso, além de outras substâncias, deixando o chão molhado, escorregadio e sujo, atrapalhando a vida do cadeirante e de outras pessoas que utilizam o banheiro desse ambiente público.
O PcD ainda arrisca se acidentar, cair ou se sujar com um vaso desse tipo sem supervisão (comprometendo a privacidade) ou barras de apoio, por exemplo.
Até o ano de 2015 não havia proibição do uso desses vasos em sanitários PcD, por isso sua utilização era tão comum. Contudo, houve uma atualização em 2015 da NBR 9050, onde esta restrição ficou explícita.
No ano de 2013, antes da atualização da norma técnica, fabricantes tiveram de alterar publicidade sobre esse modelo de vaso sanitário com abertura, e órgãos públicos se comprometeram a substituir o modelo. Isso aconteceu em razão de recomendações do Ministério Público Federal.
Vaso sanitário com abertura frontal: quais os direitos do PcD?
Caso você seja uma pessoa com algum tipo de deficiência, que usa cadeira de rodas ou possui mobilidade reduzida, tem direito de solicitar a substituição do vaso sanitário. Assim, o primeiro passo é acionar a administração do local e explicar a situação. Caso não seja atendido, pode procurar os direitos no Procon ou na própria justiça.
Proporcionar acessibilidade e infraestrutura adequada para pessoas com deficiência é fundamental para garantir qualidade de vida e autonomia, além de ser um direito.
Cada vez mais, os profissionais vêm desenvolvendo soluções que facilitam a usabilidade de todos os ambientes. Dentre as transformações básicas necessárias, está a importância dos banheiros adaptados.
Quem rege essas orientações é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com objetivo de padronizar a estrutura, promover segurança e assegurar a qualidade. É importante lembrar que pessoas em cadeiras de rodas, usando bengalas, andadores e idosos, de modo geral, correm mais riscos de acidentes em pisos lisos demais ou escorregadios.
A abertura das portas também deverá ser suficiente para que a cadeira de rodas passe com alguma folga de espaço. Tanto para garantir o conforto e a segurança do usuário quanto para conservar os equipamentos e da porta.