Por que algumas pessoas têm covinhas nas bochechas?

Elas são consideradas um símbolo de beleza, mas, na verdade, as covinhas nas bochechas são um defeito que afeta uma pequena parte da população.

Com certeza você conhece alguém que tem covinhas. É uma característica que se destaca no rosto de qualquer pessoa, sendo atraente e charmosa ao mesmo tempo.

continua depois da publicidade

Elas podem aparecer tanto no queixo quanto nas bochechas e são especialmente perceptíveis quando um indivíduo sorri. Mas por que algumas pessoas têm e outras não?

Em suma, cerca de 20% das pessoas têm essa anomalia e alguns especialistas sugeriram que a razão por trás disso era puramente genética. No entanto, pode haver muito mais explicações.

Leia também

Por que algumas pessoas têm covinhas no rosto?

As covinhas no rosto ocorrem pela mesma razão que as covinhas nas costas, que muitas pessoas consideram uma marca sensual. A causa é uma malformação durante a gravidez enquanto o feto está se desenvolvendo.

continua depois da publicidade

Por muito tempo, as covinhas foram consideradas um traço genético “dominante”, ou seja, se ambos os pais as tivessem, o filho definitivamente as desenvolveria.

No entanto, alguns cientistas estão argumentando que na verdade são traços dominantes irregulares – então ter dois pais com covinhas não parece garantir que você os terá ao nascer.

Desse modo, existem também duas teorias diferentes sobre o que realmente causa as covinhas. Uma delas é que é o resultado de músculos mais curtos ao redor da boca, mas a teoria mais popular é que é um defeito no músculo facial que atende pelo nome de zigomático maior.

É um músculo grande na lateral do rosto e acredita-se que as covinhas sejam causadas por uma divisão no músculo, que geralmente é inteiro. O zigomático duplo ou bífido significa que um pequeno buraco se forma sempre que você sorri.

continua depois da publicidade

Por outro lado, a covinha no queixo ou queixo fendido é uma característica menos comum e também uma variação genética. É devido à presença de uma rachadura em forma de Y no osso do queixo e ocorre como resultado da fusão incompleta das duas metades da mandíbula durante o desenvolvimento embrionário.

A covinha no queixo também é um traço hereditário e é tradicionalmente considerada um símbolo de beleza, por isso é muito valorizada.

Cirurgia para ‘criar’ covinhas

De qualquer forma, seja qual for o motivo das covinhas, há uma coisa que não podemos negar: elas tornam as pessoas que as têm muito atraentes. Justamente por ser uma marca de beleza, alguns indivíduos desejam tê-los e aceitam passar por procedimentos estéticos por ela.

continua depois da publicidade

Realmente existe uma forma de criar essas covinhas, mas você deve consultar um cirurgião plástico para explicar o procedimento e avaliar o seu caso, certificando-se de que essa cirurgia é indicada para você.

Essa intervenção cirúrgica consiste em fazer duas incisões dentro da boca em ambos os lados da face para marcar artificialmente uma pequena depressão facial que forma as covinhas, técnica que está cada vez mais na moda, especialmente, entre os jovens.

Contudo, vale lembrar que esse é um procedimento que apresenta riscos, pois não é fácil fazer covinhas ou certificar-se de que sejam idênticas. Também é importante ressaltar que os buracos ficam evidentes artificialmente o tempo todo, e não apenas quando a pessoa sorri. Portanto, você deve pensar duas vezes antes de fazê-los, pois isso mudará radicalmente sua aparência.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade