A denominação das gerações é uma forma de identificar e caracterizar os comportamentos e influências sociais de grupos de pessoas que nasceram em períodos distintos.
A mais recente dessas gerações é conhecida como geração “Alfa” ou “Alpha”, um termo que começou a ser utilizado para descrever os indivíduos nascidos a partir de 2010.
Mas por que ela carrega esse nome? Continue lendo e entenda a seguir.
Origem do termo “Alpha”
O termo “Alpha” é o primeiro caractere do alfabeto grego e simboliza o início, o novo.
Nesse sentido, a geração que leva este nome é a primeira a nascer completamente no século XXI, marcando o começo de uma nova era demográfica.
Este grupo sucede à Geração Z (abreviado Gen Z) e é caracterizado por ser a primeira geração 100% digital, nascida em um mundo onde a tecnologia já é uma extensão do cotidiano desde os primeiros anos de vida.
Segundo Mark McCrindle, apontado como o criador da expressão, a forma de conhecer esse grupo de pessoas surgiu após a realização de uma pesquisa realizada pela consultoria australiana McCrindle Research., que perguntou como esse conjunto demográfico deveria ser conhecido.
Segundo McCrindle, o termo “Alpha” venceu ‘a corrida’ contra o termo ‘geração A’, porque “não fazia sentido voltar para A, afinal são a primeira geração nascida completamente no século XXI”, referindo-se a geração anterior que é expressada com a letra Z.
Características da geração Alpha
Embora existam semelhanças entre a geração Alpha e aquelas que a precederam, particularmente a Gen Z, há aspectos notáveis que as diferenciam, confira os principais:
Hiperconectividade
As crianças da geração Alpha estão em constante conexão com o mundo digital. A intensidade com que se engajam com as tecnologias emergentes é tão profunda que estas se integram ao seu cotidiano, moldando seu modo de vida.
Autonomia
Membros da geração Alpha demonstram uma notável independência na tomada de decisões e na gestão de suas identidades online. Eles valorizam e esperam que suas preferências pessoais sejam reconhecidas e respeitadas.
Preferência visual
Para a geração Alpha, o conteúdo em vídeo é o formato de escolha. Os videogames, em particular, são instrumentos que potencializam suas habilidades visuais e cognitivas, facilitando a transição ágil entre diferentes tarefas.
Aptidão tecnológica
A constante hiperconectividade torna este grupo particularmente hábil no manejo de novas tecnologias. Isso não só acelera seu processo de aprendizagem digital, mas também expande horizontes de oportunidades e experiências.
Diversidade
Para esta geração, o conceito de diversidade transcende as tradicionais categorias demográficas como etnia e gênero, abrangendo uma extensa variedade de gostos, estilos de vida e perspectivas individuais.
Geração da IA
Os indivíduos dessa geração nasceram em um mundo onde já existiam assistentes virtuais e irão interagir com eles naturalmente. Inclusive, é a primeira geração que brinca com brinquedos que incorporam inteligência artificial (IA).
Identidade e comportamento
Por fim, a geração Alpha demonstra um comprometimento mais acentuado com propósitos significativos em comparação à Gen Z.
Não que esta rejeite tais propósitos, mas os indivíduos da nova geração são mais influenciados por eles.
Cerca de 30% dos jovens da geração Alpha têm a intenção de optar por carreiras que lhes permitam auxiliar pessoas e animais em situações de vulnerabilidade.
Além disso, eles atribuem grande valor à sustentabilidade, inclusão e abertura mental, mais do que a Geração Z.
A saúde mental é outra preocupação primordial para a geração Alpha, inclusive entre os mais novos.
Esses jovens buscam um equilíbrio entre o tempo dedicado a vida offline e online, como uma estratégia para preservar a saúde mental, a qual cuidam mais ativamente do que a geração anterior.