Por que a África do Sul tem 3 capitais?

A África do Sul é um país que tem três capitais, descubra quais são elas, o porquê dessa separação e quais outros países também têm mais de uma capital.

É comum que os países tenham apenas uma capital, mas você sabia que nem sempre isso acontece? Talvez essa informação te surpreenda, mas existem países que têm mais de uma, inclusive, três.

continua depois da publicidade

Consegue pensar em algum deles? Um exemplo é a África do Sul, que conta com três capitais.

Essa curiosidade sobre o local tem relação com a sua história e a separação das capitais está associada à forma como esses países costumam dividir os segmentos governamentais.

Leia também

As 3 capitais da África do Sul

A África do Sul, conforme já situamos, é um país que possui três capitais, são elas:

continua depois da publicidade
  • Pretória;
  • Cidade do Cabo;
  • Bloemfontein.

Essa divisão é realizada de forma estratégica, de modo que cada uma das capitais sedia uma área do governo, isto é, executivo, legislativo e judiciário.

Veja quais são as três capitais da África do Sul e como funciona, na prática, essa separação:

Pretória

A Pretória é considerada a capital administrativa da África do Sul, ou seja, a área executiva do governo.

Nesse sentido, inclui departamentos governamentais, universidades, o gabinete do presidente, além de embaixadas estrangeiras.

A capital Pretória se localiza na província de Gauteng, ficando próxima a Joanesburgo.

Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é a outra capital da África do Sul, sendo considerada a capital legislativa. Desse modo, sedia a Assembleia Legislativa do país, o Conselho Nacional das Províncias e o parlamento.

continua depois da publicidade

A capital se localiza no extremo sul da África do Sul, sendo a maior das capitais e a segunda maior cidade populacional do país.

Bloemfontein

A capital Bloemfontein também é chamada de Mangaung e é considerada a capital judicial da África do Sul. Na cidade, está a suprema corte, que é a segunda maior corte do país.

A cidade fica localizada na província de Free State, conhecida por ter rosas por todo o lado.

Por que a África do Sul tem 3 capitais?

Agora que conhecemos as três capitais da África do Sul, você deve estar se perguntando o porquê disso.

Essa decisão tem a ver com a história do país, que é complexa e marcada por muitas línguas e culturas.

continua depois da publicidade

Em grande parte de sua história, a África do Sul foi uma colônia britânica, o que não significa que não tenha preservado as culturas dos diversos povos originários.

O processo de colonização não respeitou as fronteiras que já haviam no país quando invadiram o local. Essas divisões estavam relacionadas com aspectos como tribos, territórios e identidades.

Dessa forma, o país passou por diversos processos históricos, sociais e políticos, como o colonialismo e, posteriormente, o apartheid, regime de segregação racial que aconteceu entre 1948 e 1994 na África do Sul.

Levando em consideração processos históricos como esse, as autoridades, na formação da União da África do Sul, em 1910, entenderam que seria importante haver uma descentralização do poder.

Essa conduta foi pensada para que houvesse um equilíbrio entre as influências de poder no país e uma maior representação dos interesses de diferentes culturas e regiões que compõem o país.

continua depois da publicidade

Outros países que têm mais de uma capital

A África do Sul é o único país do mundo que tem três capitais. No entanto, existem outros exemplos de países que fogem do mais comum e têm mais de uma capital.

Confira alguns deles:

Bolívia

A Bolívia é um país que tem duas capitais, são elas Sucre, que é considerada a oficial e concentra o Poder Judiciário, e La Paz, onde está o Legislativo e o Executivo.

Holanda

A Holanda também tem mais de uma capital, sendo Amsterdã considerada a oficial. Por lá, está situada a família real. Já a outra capital é Haia, onde está localizado o parlamento.

Botsuana

A Botsuana tem duas capitais, são elas: Gaborone e Lobatse. Em Gaborone, estão sediados os poderes Executivo e Legislativo, enquanto em Lobatse, o Judiciário.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul adotou duas capitais recentemente, em 2012. As capitais são Sejong e Seul, que atualmente dividem a sede administrativa.

Geórgia

A Geórgia é mais um exemplo de país com duas capitais. Tbilisi é considerada a capital oficial, onde está o poder Executivo. A capital Legislativa é Kutaisi, que é a maior cidade da Geórgia e onde está localizado o presidente e o gabinete.

Leia também

Concursos em sua
cidade