Responda com sinceridade: você conhece a diferença entre as expressões “por ora” e “por hora”, concurseiro? Não? Este artigo vai lhe mostrar as regras de uso e o significado de cada uma delas.
Se você está estudando exaustivamente para as provas de um concurso e não quer titubear em sua redação, continue a leitura até o fim e fique por dentro. Vamos lhe mostrar quando usar as expressões “por ora” e “por hora”. Confira.
Quando usar “por ora” e “por hora”?
“Por hora”
Tem muito concurseiro por aí que acha que as expressões “por ora” e “por hora” possuem o mesmo significado, o que é um engano.
“Por hora” diz respeito ao tempo e deve ser usada para fazer referência a algo que ocorre a cada hora. A velocidade de um carro ou a distância percorrida por ele, são bons exemplos. Ou seja, “por hora” representa a marcação em minutos.
“Por ora”
Essa expressão tem a função de advérbio. Mesmo também expressando o contexto do tempo, ela significa “momento presente”, “por enquanto”, “atualmente”, por exemplo. Está vendo que existem diferenças entre “por ora” e “por hora”, concurseiro?
Um detalhe importante é que “por ora” geralmente vem acompanhada do uso da vírgula. Existem outros empregos desta expressão, que costuma ser massivamente usada como conjunção coordenativa alternativa, significando “às vezes”.
Recapitulando: A expressão “por hora” tem relação com um tempo específico, como de hora em hora, por exemplo. Já “por ora” se relaciona com o momento atual, ou seja, o presente.
Exemplos do uso de “por ora” e “por hora”
Agora que você conhece a diferença entre as expressões “por ora” e “por hora”, que tal se familiarizar com o uso de alguns exemplos práticos?
Por hora
- O estacionamento do supermercado cobra por hora;
- Esperei o metrô por horas no terminal da cidade;
- A velocidade máxima do avião Concorde era de 2.200 km por hora;
- O novo aplicativo fornece a previsão do tempo por hora;
- O funcionário daquela empresa recebe cerca de cinquenta reais por hora trabalhada
Por ora
- Por ora, João disse que não estava com fome;
- A situação da família, por ora, ficará como está;
- Esse cidadão, que ora vos fala, nunca acreditou em milagres;
- O juiz exigiu, por ora, apenas as testemunhas do caso de homicídio;
- Por ora, Márcio cumpre estágio obrigatório do curso do Senai.
Interjeição
A expressão “por ora” também pode ser usada como interjeição, sabia? É verdade. Vamos aos exemplos para você entender.
- Ora, ora, não imaginava encontrar Fernando naquela festa de aniversário.
- Ora! Não subestime a minha inteligência!
- Ora! Onde já se viu isso em uma sala de aula?
O concurseiro precisa se atentar para o seguinte: a melhor maneira de não errar mais no uso de “por ora” e “por hora” é usar exemplos com coisas do seu dia a dia.
Depois de treinar bastante, fica mais fácil usar cada uma delas e não errar jamais, seja em uma redação ou na prova de Língua Portuguesa do concurso. Boa sorte nos estudos.