O ponto final e a vírgula são os principais elementos da pontuação na Língua Portuguesa, principalmente pela função de ordenar os argumentos, dar sequência ao texto e organizar as ideias. Por isso, é importante saber como pontuar corretamente as suas frases.
Acima de tudo, a pontuação promove coesão e coerência no texto, garantindo que haja credibilidade na produção textual do autor. Assim, pode-se obter uma avaliação positiva dos leitores, inclusive durante a etapa escrita de provas, concursos públicos e exames. Saiba mais informações a seguir:
Como pontuar corretamente?
1) Ponto final
O ponto final é um sinal de pontuação cujo principal objetivo é a marcação de uma pausa longa, garantindo boa fluidez e compreensão do texto. Dessa maneira, é usado a fim de indicar o fim de um período, marcando o encerramento das informações semânticas e elementos sintáticos de uma sentença.
Sendo assim, o ponto final é usado para encerrar as frases declarativas afirmativas ou negativas, as frases imperativas e também abreviar algumas palavras. Contudo, deve-se tomar cuidado com a utilização para não cometer o desvio gramatical do truncamento, quando se finaliza um período e inicia outro com elementos que fazem parte da sentença anterior.
Confira alguns exemplos:
- Encerramento de frase declarativa afirmativa: Os concursos públicos são boas oportunidades de carreira.
- Encerramento de frase declarativa negativa: Os concursos públicos não são difíceis para quem se prepara.
- Encerramento de frase imperativa: Vire à direita na próxima rua.
- Abreviação das palavras: A Sra. Cláudia chegou mais cedo hoje.
Para evitar a aplicação incorreta do ponto final, é necessário ficar atento à organização das ideias. Caso as exigências sintáticas tenham sido cumpridas e as informações estejam completas, pode-se posicioná-lo na frase, pois a vírgula não cabe nessa situação.
Preste atenção ao iniciar um novo período, principalmente sobre a existência de um termo que depende sintaticamente de uma palavra ou estrutura usada na sentença anterior.
2) Vírgula
A vírgula é um sinal de pontuação que marca as breves pausas ao longo da leitura, garantindo a separação de termos para evitar a ambiguidade em relação à interpretação. Contudo, existem regras específicas para o uso que vão além da ideia de marcar a respiração no texto.
Por via de regra, não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado, entre o verbo e seus complementos e entre o objeto direto e o objeto indireto. Dessa forma, é proibido separar os termos principais de uma oração com a vírgula.
a) Separar termos coordenados que sejam independentes um do outro na oração
Nesse caso, a vírgula é usada como instrumento separador de palavras ou termos coordenados em uma frase, criando a ideia de enumeração e listagem dos itens. Porém, quando houver a conjunção e separação dos termos coordenados, não é necessário utilizar a vírgula.
- Comprei bananas, maçãs, laranjas e uvas na feira.
- Ela estudava muito, mas gostava de biologia, química e física acima de tudo.
b) Separar orações coordenadas
A vírgula também é utilizada para separar orações coordenadas. Em outras palavras, separa as orações que são independentes uma das outras no enunciado, principalmente quando existe uma sequência de ações.
- Fui ao mercado, comprei o que faltava em casa e terminei de organizar a comida no depósito.
- Limpei a casa, encontrei minha irmã e ainda fui ao mercado.
c) Isolar o adjunto adverbial
A vírgula permite isolar o adjunto adverbial no início e no meio da frase, pois essa estrutura gramatical indica uma circunstância. No entanto, a vírgula não é necessária quando o adjunto adverbial está localizado ao final da oração ou quando está formado por apenas um advérbio.
- Com atenção e calma, ela atirou a flecha no alvo.
- Ela, com atenção e calma, atirou a flecha no alvo.
d) Isolar expressões intercaladas
A vírgula é responsável por isolar expressões intercaladas na oração para criar o valor de continuidade ou pausa dentro do discurso.
- A aluna, contudo, não se posicionou sobre o escândalo.
- Precisamos de algo novo, por exemplo, uma festa.