Os fusos horários podem ser uma verdadeira dor de cabeça para aqueles que viajam constantemente para diferentes pontos do globo. Mover-se rapidamente entre eles é uma das formas mais fáceis de bagunçar a rotina de sono, e a questão ainda possui especificidades políticas, como países continentais que possuem mais de um fuso e outros com um só. Lugares como o Polo Norte e o Polo Sul, porém, não se enquadram nas mesmas regras: as regiões não possuem um fuso. Mas qual seria o motivo?
Por costume internacional, o planeta foi dividido em uma série de linhas longitudinais, indo desde o Polo Norte até o Polo Sul. Elas formam limites que são convenientes para 24 fusos horários, utilizados por diferentes países. Para os dois polos da Terra, porém, isso pode não significar muito.
Por que o Polo Norte e Polo Sul não têm fuso horário?
Para uma pessoa que está fisicamente no Polo Sul ou em sua contraparte norte, como seria possível saber a hora local sem os fusos?
Antes de tentar responder esse mistério, é preciso ter em mente alguns detalhes: ao falar do Polo Norte, por exemplo, as pessoas estão geralmente falando do geográfico. Tanto o polo norte geográfico quanto o polo sul são lugares especiais, visto que marcam os pontos gêmeos onde a superfície externa do planeta se cruza com seu eixo de rotação e as linhas longitudinais do globo se sobrepõem.
Da mesma forma, a Terra ainda possui um polo norte magnético, que fica no Ártico. Atualmente, ele está cerca de 400 quilômetros ao sul do polo norte geográfico, mas isso ainda pode flutuar. Seja como for, quando as bússolas apontam para o polo norte magnético, o ponto não tem relação com as linhas de longitude.
Extremos Norte e Sul
A dúvida de muitos a respeito do fuso do polo norte geográfico está relacionado à concepção de que o lugar seria habitável. Isso seria impossível, visto que ele está localizado no Oceano Ártico. Assim, os navios que passam pelas águas podem escolher seu próprio fuso, sincronizando-se com o observado em determinado país ou cidade ao sul, como Moscou.
Já no caso da Antártica, as coisas são um pouco diferentes. O Polo Sul está localizado acima do solo, como muitas estações de pesquisa do continente. Cada uma pode aderir a um fuso pré-designado de algum canto do globo, como a Estação McMurdo, a maior de todas da Antártica. Ela segue o horário da Nova Zelândia, assim como a Estação Amundsen-Scott.
Por fim, basta entender que os fusos no país foram escolhidos por conveniência. Além dos que seguem o da Nova Zelândia, estações como a Comandante Ferraz possuem o mesmo de Brasília.