Existem várias palavras que apresentam mais de um significado. O fenômeno é conhecido como polissemia. Vamos a exemplos práticos? Confira na matéria.
Conceito na gramática normativa, a polissemia diz respeito às palavras da Língua Portuguesa que possuem mais de um significado. Os termos ou expressões possuem as mesmas característistas semânticas, mas, dependendo do contexto, carregam sentidos distintos.
É muito importante conhecê-las e, mais do que isso, saber que existe polissemia mostra a relevância de sempre analisarmos os contextos das frases para não caírmos naquele erro de interpretação. E ter essa habilidade é extremamente importante para os concurseiros.
Não só no caso da redação de textos dissertativos, mas também para entender todas as nuances de enunciados, tendo em vista que alguns aparecem com "pegadinhas" que podem confundir os desavisados. Pensando nisso, vamos conhecer algumas palavras polissêmicas?
Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos relacionados a regras gramaticais que publicamos por aqui. Além disso, também cobrimos pautas sobre dicas de estudos, curiosidades, ciência, tecnologia, notícias de concursos abertos e muito mais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade