A Língua Portuguesa é uma das mais completas que existem. Com um vocabulário extenso, regras gramaticais para todas as horas e uma variedade de sinais, sentir certa dificuldade ao precisar lidar com algumas dessas categorias é mais do que normal. Um exemplo popular é o uso da interrogação com a exclamação: quando as duas poderiam ser utilizadas juntas? E em que sentido?
Ao aprender como pontuar os períodos, ainda durante a alfabetização, nem todos os centros educativos ensinam que ambas podem surgir juntas de vez em quando. Afinal, pontos de interrogação indicam perguntas, enquanto os de exclamação demonstram exaltação ou surpresa.
Contudo, ao longo da vida, encontrar o fenômeno torna-se cada vez mais comum. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo quando os sinais podem aparecer lado a lado, e qual é o motivo.
Pode usar interrogação e exclamação juntas?
O recurso da interrogação e da exclamação juntas (?!) é muito interessante para o português, e ajuda a adicionar um nível de subjetividade que raramente pode ser obtido apenas por meio da construção de frases.
Contudo, é preciso entender que essa não é uma forma distinta de pontuação da língua. O uso dos sinais lado a lado indica a soma dos significados individuais, ou seja, configura a união de uma indagação inicial, que é seguida automaticamente por surpresa, espanto ou admiração.
No geral, a pontuação conjunta costuma incluir questionamentos com surpresas que indiquem, de certa forma, uma descrença do interlocutor. É um misto de indagação com espanto, que pode ser observado em exemplos como a seguir:
- Como assim? Do que você está falando?!
- Você foi expulsa da sala de aula?!
- O que você está fazendo aqui?!
Exclamação e interrogação
A ordem mais comum é interrogação e exclamação juntas (?!), mas, em alguns casos, também é possível notar exclamação e interrogação (!?). O critério para escolher entre as opções depende do efeito que será expressado.
Caso a frase seja majoritariamente interrogativa, inicia-se com a interrogação. Contudo, caso a frase seja majoritariamente exclamativa, a exclamação vem primeiro, e a interrogação pode indicar dúvida ou estranhamento. Mesmo assim, o uso segue sendo menos popularizado do que o primeiro.