Petiscos como recompensa: Aprenda a educar o seu cão de forma positiva

Os petiscos como recompensa fazem parte das técnicas utilizadas para educar o seu cão de forma positiva, mas existem maneiras corretas de adotar essa ferramenta no processo de adestramento, pois assim evita-se criar qualquer tipo de dependência ou problema de comportamento.

Aprender a educar o seu cão de forma positiva e trabalhar no adestramento é fundamental para manter um relacionamento equilibrado entre animais e humanos, principalmente nos casos em que o bicho de estimação vive em um apartamento ou espaços limitados. Neste sentido, utilizar petiscos como recompensa por um bom comportamento é uma das técnicas mais comuns.

continua depois da publicidade

No entanto, é necessário ficar atento com o número de petiscos oferecidos, pois assim você evitar criar um problema de saúde relacionado à dependência ou compulsão alimentar e aproveita esse estímulo da forma correta. No geral, existem dicas para trabalhar esse reforço positivo e obter bons resultados no treinamento do animal. Saiba mais informações a seguir?

Como educar o seu cão de forma positiva por meio dos petiscos como recompensa?

1) Entenda a técnica do reforço positivo

Leia também

Antes de sair oferecendo petiscos por qualquer motivo, é necessário estudar um pouco dessa técnica. Dar petiscos como recompensa é uma técnica de adestramento conhecida como reforço positivo, onde você associa prêmios com a realização de atividades específicas, como sentar, deitar, latir ou dar a pata. Dessa maneira, ao cumprir o comando, ele ganha algo em troca, como um elogio, petisco ou carinho.

Por meio do adestramento positivo, as punições e outros tipos de correções são substituídos por métodos igualmente efetivos que não trabalham com base na violência. Porém, o que os profissionais indicam é sempre revezar o petisco com outros tipos de recompensa,  como carinhos e elogios sempre que o animal acertar um comando.

continua depois da publicidade

Desse modo, ele não ficará condicionado a responder somente quando ganhar algum alimento em troca. Acima de tudo, o adestramento positivo entende que o cachorro precisa aprender que receberá algo bom, independente do que seja, sempre que agir de uma maneira específica, pois aos poucos isso se torna natural em sua mente.

2) Parta o petisco em vários pedaços

Ao invés de oferecer o petisco completo, experimente dividi-lo em vários pedaços para ter mais aproveitamento, e evitar que o animal fique distraído durante o treinamento se alimentando. Caso seja interessante, você pode racionar o mesmo petisco para vários dias ou oferecer um pedaço maior na conclusão do treinamento.

Aqui, é importante aliar a recompensa com a alimentação comum do cachorro, porque não queremos substituir a ração por um petisco obtido dentro dos treinos de adestramento. Em alguns casos, você pode utilizar outro tipo de ração no lugar de bifinhos ou alimentos semelhantes, pois assim fica mais fácil garantir que não haverá interrupção na dieta usual.

continua depois da publicidade

3) Entenda os gostos do seu animal

Não existe um petisco mágico e universal que agrada a todos os cães e faz com que eles respondam ao seu comando imediatamente. Neste caso, pode ser que seu animal aprove alguma recompensa específica, e você deverá testar para entender qual mais o agrada. Em alguns casos, os mais macios serão preferíveis em relação aos duros e crocantes.

Para realizar essa avaliação, compre de 2 a 3 tipos de petiscos diferentes e peça para que o animal realize um comando simples, como algo que ele já sabe. Somente depois, ofereça a recompensa e observe como ele vai reagir, pois se você simplesmente oferecer ele pode associar o alimento como algo usual ao invés de criar um reforço positivo.

Por fim, observe qual mais agradou e como ele reagiu após receber esse estímulo.

continua depois da publicidade

4) Saiba quando oferecer o petisco

A recompensa é oferecida somente após o cumprimento do comando, e não antes. Para controlar a ansiedade do animal em comer novamente, você deve insistir na repetição da ação até que se torne comum para o cão, mas sempre alternar entre as recompensas. Posteriormente, esse petisco deve ser armazenado separadamente, pois só pode ser usado durante os treinamentos.

Evite que o animal entre em contato com o petisco em outras situações, pois assim você cria um condicionamento de que aquela comida é oferecida especificamente dentro do adestramento. Se possível, mantenha a alimentação regular e equilibrada para que o petisco continue sendo um atrativo ao longo das sessões de treino.

Leia também

Concursos em sua
cidade