O conceito de inteligência ainda é bastante polêmico e controverso entre os especialistas. De uma forma geral, ele pode ser entendido como a capacidade de adquirir novos conhecimentos e usá-los para solucionar problemas e adaptar a novas experiências do cotidiano. Mas você já se perguntou quais são os hábitos de pessoas inteligentes?
Essa matéria vai elencar os sete principais, para que você se espelhe neles e ganhe mais destaque na sua vida profissional e seja mais feliz no âmbito pessoal. Confira alguns hábitos que exercitam a sua inteligência e fique no lucro.
Hábitos de pessoas inteligentes
1) Leitura e escrita
Você sabia que a leitura aumenta a plasticidade cerebral? É verdade. Esse hábito aguça a sua imaginação, transita entre a realidade e a abstração e exercita várias regiões do cérebro, além de aumentar o número de sinapses neurais. Ademais, ler aprimora (e muito) os seus conhecimentos.
Já a escrita faz o cérebro pensar e armazenar as informações com mais facilidade. Além disso, quando escrevemos, as regiões central, temporal, parietal e occipital do cérebro são mais exigidas, o que pode aumentar o seu nível de inteligência, no dia a dia.
2) Sair do “modo automático”
Outro dos hábitos de pessoas inteligentes. De acordo com os Neurocientistas, é fundamental sair do “modo automático” de fazer as coisas, já que isso pode deixar o nosso cérebro preguiçoso. Se você faz tudo sempre da mesma maneira, os neurônios não são estimulados e não crescem.
Dessa forma, que tal mudar o trajeto do trabalho para a casa, escovar os dentes, beber água, comer ou se ensaboar com a mão não dominante, tomar banho no escuro ou tentar fazer aquilo que está acostumado de uma forma diferente? Tudo isso vai exercitar ambos os lados do cérebro e pode turbinar a sua inteligência.
3) Hábitos de pessoas inteligentes: Priorizar o sono
Não restam dúvidas de que uma boa noite de sono é importantíssima para a nossa saúde mental. Quando dormimos um sono reparador e de qualidade, a mente fica muito mais receptiva para absorver novas informações. E isso pode aguçar os seus conhecimentos.
Dessa forma, priorize o seu sono, procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, não leve os problemas para a cama e certifique-se de que nada vai atrapalhar o seu descanso. Em média, sete horas ininterruptas de sono são suficientes para restabelecer as energias. Não abra mão disso, fechado?
4) Gastar menos tempo nas redes sociais
Esse também é outro dos hábitos de pessoas inteligentes. Para aprimorar a sua inteligência, recomendamos passar menos tempo nas redes sociais. Mesmo que as interações e conexões online sejam importantes em nossa vida, passar horas a fio no Facebook, Instagram ou Tik-Tok, todos os dias, pode te deixar com dificuldade de estipular limites com você mesmo.
Por isso, ocupe o seu tempo e a sua mente com algo que realmente agregue valor em sua vida. Gaste as suas horas livres com algo que faça o seu cérebro raciocinar ou que seja útil. Defina um tempo limite diário (uma hora, no máximo) para navegar nas redes sociais e siga-o à risca.
5) Exercitar a inteligência emocional
Como andam as suas emoções no dia a dia? Elas são bem geridas ou estão em frangalhos? O bom controle emocional diante de situações adversas ou estressantes também pode te deixar mais inteligente, sabia disso? É verdade.
Saber manter a calma em conflitos, ter mais empatia, não reagir impulsivamente e evitar qualquer tipo de agressão ou hostilidade pode contribuir para o desenvolvimento do cérebro. Mesmo que a situação esteja totalmente desfavorável, jamais deixe as emoções falarem mais alto.
6) Hábitos de pessoas inteligentes: Assumir seus erros
Você tem o costume de assumir seus erros e sempre pede desculpas quando percebe que errou? Isso é primordial para desenvolver ainda mais a sua inteligência. Ter a consciência de que toda pessoa é passível de erros, e que eles inevitavelmente irão acontecer, indica maturidade emocional.
Para aguçar ainda mais a sua inteligência, é necessário encarar os erros como uma experiência na qual se pode tirar algum proveito. Assumir os erros do cotidiano pode aumentar o seu nível de resiliência e mostrar para os outros que você não vive procurando culpados pelas suas próprias dificuldades ou escolhas.
7) Ter objetivos
O último dos hábitos de pessoas inteligentes é esse. Uma pessoa que tem objetivos realistas consegue aguçar a sua inteligência de várias formas. Isso porque as metas nos mantêm focados naquilo que almejamos e nos obrigam a fazer o que for preciso para alcançá-las.
E todas as ações necessárias exercitam o cérebro ainda mais. Quando estipulamos um objetivo concreto, automaticamente internalizamos um novo hábito, aprendemos uma nova habilidade, criamos um protótipo, fazemos uma autorreflexão, passamos para a fase experimental e desenvolvemos outra competência. E todo esse processo pode nos deixar mais inteligentes.