Pessoas inteligentes costumam ter estas 5 manias

Fique por dentro das cinco manias de pessoas inteligentes, de acordo com estudos científicos recentes, e descubra se você possui alguma delas.

Você conhece as manias de pessoas inteligentes, concurseiro? Não faz a mínima ideia? Quem tem um alto nível de inteligência costuma ser admirado por sua capacidade de solucionar problemas complexos, aprender com muita facilidade, ter uma curiosidade aguçada e ser alguém com perfil criativo.

Mas além dessas qualidades evidentes, existem manias que também fazem parte da rotina dos indivíduos de mente brilhante. Fique conosco até o fim da leitura para descobrir quais são as manias de pessoas inteligentes e veja se você possui alguma delas. Confira.

Manias de pessoas inteligentes

1. Roer as unhas

Leia também

Por mais que possa parecer um hábito anti-higiênico, pessoas com um alto nível de inteligência costumam roer as unhas, sabia concurseiro? Mesmo que também pareça um sinal clássico de ansiedade ou nervosismo, um estudo de 2015 revelou que indivíduos que possuem essa mania tendem a ser mais perfeccionistas no dia a dia.

O fato de roer as unhas sugere uma forma de autoestimulação e concentração, o que proporciona um grande alívio mental, além de estimular a criatividade. Mesmo que não seja um hábito bem-visto por muita gente e, por vezes, até insignificante, pode ser um traço de personalidade comum em pessoas consideradas intelectuais.

2. Escutar músicas instrumentais

Outra das manias de pessoas inteligentes é essa. A música pode ser uma excelente aliada da nossa cognição e traz diversos benefícios como um maior estímulo da memória, criatividade e concentração, especialmente se ela for gênero instrumental.

De acordo com um estudo inglês realizado em 2019, pessoas com um alto nível de inteligência preferem escutar músicas que não tenham letras, como a clássica e eletrônica ambiente. Foi constatado que esses indivíduos costumam apreciar a composição, o ritmo, a cadência e a técnica musical.

3. Manias de pessoas inteligentes: Falar sozinho

Você sabia que, quem costuma falar sozinho, pode ter um alto nível de inteligência, concurseiro? É verdade. Uma pesquisa de 2012 revelou que esse hábito pode ser um indicativo de habilidades de pensamento, memória e percepção bem mais avançadas.

Pessoas inteligentes que falam em voz alta, mesmo quando estão sozinhas, tendem a estimular ainda mais a mente, o que aumenta o número de conexões cerebrais. Ademais, a capacidade de percepção e pensamento delas também costuma ficar extremamente aguçada. Então, se você se pegar conversando consigo mesmo, fique tranquilo.

4. Curiosidade aguçada

Pessoas que possuem um alto nível de inteligência costumam ter uma curiosidade aguçada. Elas estão sempre procurando estimular a mente de alguma forma, por meio do aprendizado constante. Sendo assim, conseguem criar soluções simples para enfrentar os obstáculos do cotidiano ou resolver problemas complexos.

Quem é um curioso nato costuma ser adepto da inovação, agir com mais cautela, coerência e assertividade, no dia a dia. O fato é que a curiosidade traz de brinde o conhecimento, o que aumenta a elasticidade do cérebro e, consequentemente, eleva o nível de inteligência. O concurseiro que é uma pessoa curiosa pode estar no caminho certo rumo ao sucesso.

5. Mascar chicletes

Essa também é outra das manias de pessoas inteligentes. Por mais que os dentistas alertem que esse hábito pode prejudicar a nossa saúde bucal, com o passar dos anos, os neurocientistas afirmam que, quem costuma mascar chicletes com frequência, pode ter um alto nível de inteligência.

A atenção, a memória e o intelecto são bastante estimulados durante a mastigação constante das famosas gomas de mascar. De acordo com os especialistas, esse hábito pode ajudar o concurseiro a ter um melhor desempenho nos estudos para as provas do certame, na sua carreira profissional e até mesmo nas tarefas rotineiras do cotidiano.

Considerações finais

Agora que você está a par das manias de pessoas inteligentes, segundo a ciência, não fique chateado caso não tenha todas as particularidades citadas acima. Vale lembrar que a inteligência humana pode ser desenvolvida e atingir um alto nível, independentemente da situação na qual esteja inserido. É possível o concurseiro se tornar alguém com um QI elevado, desde que ele incorpore alguns hábitos saudáveis em sua rotina diária.