Pessoas com esta característica costumam ser mais criativas, diz estudo

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores de Harvard, Columbia e Insead, revela fatos curiosos sobre a relação entre a criatividade e pessoas com uma certa característica.

Se há um arquétipo clássico profundamente enraizado na vida cotidiana, no universo televisivo e até nos memes que vemos na internet, é o de uma figura afrontosa e irônica. Certamente, você já se deparou com mais de uma pessoa desse tipo, talvez tenha sido amigo de uma delas ou até mesmo possui estas características.

continua depois da publicidade

O que você não sabe é que isso pode revelar muito sobre sua inteligência e habilidades criativas.

Qual é a característica comum as pessoas mais criativas?

Leia também

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia, da Universidade de Harvard e da escola de negócios INSEAD parece confirmar que adotar uma postura sarcástica pode, de fato, espelhar um traço de criatividade. Publicada na revista Organizational Behavior and Human Decision Processes, o artigo afirma que o sarcasmo pode encorajar processos de pensamento criativo.

Este comportamento força as pessoas a pensar mais sobre uma afirmação para compreender o seu verdadeiro significado, requer um pensamento mais abstrato e, no processo, ajuda as pessoas a fazer conexões criativas.

continua depois da publicidade

Os especialistas fizeram diversos testes que consistiram em conversas simuladas: os participantes foram orientados a falar com sinceridade ou sarcasmo. Aqueles que se expressaram sarcasticamente ou ouviram declarações sarcásticas foram melhores na resolução dos desafios criativos que lhes foram apresentados posteriormente.

Além de pensar numa resposta coerente, o cérebro deve transformá-la e incrementá-la com um elemento divertido, enigmático e, acima de tudo, criativo. Precisamente esta capacidade de diferenciar o significado real e literal da expressão, facilitada pela abstração, exige um processo cognitivo mais complexo.

É por esta razão que, ao decodificar uma mensagem com esta característica, os interlocutores muitas vezes têm dificuldade em compreender a verdadeira intenção por trás dela.

Mecanismo para enfrentar tempos difíceis

Curiosamente, o sarcasmo também pode ajudar a lidar com a frustração e o estresse. Outro estudo, dessa vez da East Carolina University, em Greenville, Carolina do Norte, descobriu que o uso do sarcasmo por pessoas deprimidas e ansiosas aumentou durante a pandemia, o que pode refletir que é um mecanismo para enfrentar momentos difíceis. Embora os experimentos desta pesquisa tenham sido realizados com adultos, parece provável que os adolescentes experimentem sensações semelhantes ao utilizá-lo.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade