Tem quem ame, tem quem odeie, mas uma dúvida comum entre as pessoas é se o pepino é fruta ou legume. Para saber a resposta correta, é necessário conhecer mais sobre as características botânicas desse alimento.
No geral, o pepino possui diversas curiosidades desconhecidas pelas pessoas que o adicionam em suas dietas. Sobretudo, é uma comida versátil e que se adapta aos mais diferentes tipos de preparo. Entenda mais a seguir.
Afinal, pepino é fruta ou legume?
De acordo com as definições botânicas, que se concentram nos elementos fisiológicos desse alimento, o pepino é uma fruta. Isso com base na estrutura, mas também na organização da planta dentro dos sistemas biológicos.
Por definição, toda fruta cresce do ovário de uma planta que possui flores e sementes. Neste contexto, os pepinos possuem sementes no meio de suas estruturas, e crescem a partir de uma flor de pepino.
Sendo assim, a classificação mais correta conforme a botânica estabelece é que o pepino é uma fruta. Por outro lado, entende-se que todos os vegetais são estruturas comestíveis de uma planta, como caule, raízes e folhas.
No entanto, por via de regra, nenhum vegetal possui semente. Como exemplos de vegetais comuns tem-se o alface, brócolis, couve, cenoura e até os aspargos.
Curiosamente, se você olhar de uma perspectiva gastronômica e culinária, alguns diriam que o pepino é vegetal. Ainda que isso não esteja correto dentro do viés científico, é comum que chefs de cozinha o classifiquem assim.
Isso porque a aparência, textura e sabor do pepino para gastrônomos, e até nutricionista, está mais próxima dos vegetais do que das frutas. Acima de tudo, isso se dá porque o pepino é usado no preparo de pratos salgados.
Curiosidades sobre o pepino
Praticamente um copo de água
O pepino tem uma composição de 95% de água, de modo que seja um alimento que promove muita hidratação ao organismo. O restante da sua composição inclui sais minerais e nutrientes como cálcio, potássio e magnésio.
Além disso, é rico em betacaroteno, também presente na cenoura, e folacina. Essa última, também chamada de ácido fólico, é uma vitamina que auxilia na construção da hemoglobina e proteínas de ordem estrutural no organismo.
O antisséptico bucal da natureza
Por conta da composição química do pepino, esse produto auxilia no combate do mau hálito, pois suas substâncias matam os microrganismos que afetam o hálito humano. No mais, também é um produto excelente para os dentes.
Comer pepino cru auxilia na remoção das placas bacterianas que se formam na gengiva ou entre os dentes. Como consequência, você garante uma limpeza eficaz e natural, sem produtos farmacêuticos no processo.
Lembre-se de sempre consultar um nutricionista na hora de incluir um alimento à sua dieta. O profissional será capaz de te informar o que você pode ou não, dependendo da composição e funcionamento de seu corpo.