Em nosso dia a dia, usamos vários objetos que possuem alguns detalhes que muitas vezes não sabemos do que se trata. Um exemplo disso são os furos no cadeado, que possuem uma função secreta que pouca gente sabe.
A origem dos cadeados é algo que nos remete a povos antigos, como os chineses, que desenvolveram esse objeto por volta de 1000 a.C., sendo largamente usado de forma improvisada até a dinastia Han (25 – 220 d.C.).
Após passar por várias transformações, o objeto se aprimorou e trouxe algumas inovações, que permitiram seu uso por vários séculos e momentos da humanidade. Ficou curioso e quer saber para que serve o furo no cadeado? Acompanhe o artigo a seguir e tire suas dúvidas.
Para que serve o furo no cadeado?
Os cadeados são usados desde sempre e sua presença data do tempo dos povos egípcios. Em seguida, os chineses ficaram a cargo do uso e do desenvolvimento deste objeto, que por volta de 500 a.C. chegou até às mãos dos Romanos, a partir de mercadores que viajavam até a Ásia.
Usado para garantir a segurança sobre algum objeto, os cadeados são usados atualmente para trancar vários objetos que se deseja guardar. O buraquinho localizado no objeto tem uma utilidade primordial, que se relaciona com as engrenagens do objeto.
Engana-se quem usa o furo do cadeado na intenção de abrir o objeto. Se fosse essa a utilidade, convenhamos que o cadeado não teria segurança alguma. O furo no cadeado, ou melhor, aquele buraquinho localizado na parte de baixo do objeto, possui duas grandes utilidades.
Primeiramente, o buraquinho localizado no cadeado serve para garantir o perfeito funcionamento do objeto. Um cadeado é composto por componentes como pinos e molas, além do gancho, que é travado quando o cadeado é fechado.
Portanto, para garantir o funcionamento correto desses componentes e do próprio cadeado, o furinho localizado no fundo do cadeado serve para facilitar a lubrificação de todo o sistema, garantindo assim o funcionamento correto do objeto.
Outra utilidade deste buraquinho localizado no cadeado está relacionada com a função de escoar água. Nesse sentido, o buraquinho serve como uma espécie de ralo, que deixa toda a água e sujeira passarem pelo cadeado.
Como o cadeado é um objeto que acumula muita sujeira, o buraquinho possui uma utilidade e tanto. Pense bem: se não fosse pelo buraquinho no cadeado poderia ser quase impossível manusear o objeto de forma correta, uma vez que ele se encontraria sem lubrificação e cheio de sujeira.
Manutenção de cadeados
Os cadeados são objetos que estão sempre sujeitos a todas as variações de clima e tempo. Geralmente expostos, eles sempre estão em contato direto com o sol ou com a chuva e, por isso, sua vida útil pode ser menor caso não sejam tomados alguns cuidados.
Por isso, para que o cadeado mantenha a sua função, é recomendado fazer a limpeza e lubrificação dos cadeados entre 3 e 6 meses. Para isso, é necessário seguir os passos:
- Use um bom lubrificante e limpe o cadeado, principalmente para remover toda a sujeira. Para isso, é recomendado o uso de um pincel e algumas gotinhas de lubrificante no cadeado;
- Para distribuir o líquido por todo o cadeado, é necessário dar algumas batidinhas no objeto, ajudando também a soltar peças que estavam presas;
- Após realizar este procedimento, coloque a chave e abra o cadeado. Repita o processo por algumas vezes, até que o lubrificante esteja bem distribuído;
- Finalizando, basta retirar o excesso de lubrificante e esperar até que o cadeado se seque.