O roteador é item bastante parecido com um computador, no que diz respeito a componentes e função. Dessa forma, o roteador também apresenta alguns problemas e tem funções e operações específicas para contornar essas situações e um exemplo é o furo de “reset” e sua funcionalidade.
O roteador é responsável por conectar aparelhos à internet e, às vezes, pode apresentar algumas falhas, como superaquecimento ou códigos mal escritos que acabam sendo responsáveis por oscilações e travamentos na conexão.
Nesse sentido, o furo de “reset” no roteador é uma solução para problemas que acontecem e que comprometem o funcionamento correto do aparelho. Acompanhe o artigo e entenda para que realmente serve o furo de “reset” no roteador.
Para que realmente serve o “reset” no roteador
Bem semelhante a um computador, o roteador também possui componentes como processador, placa mãe, memória RAM, sistema operacional, além de gerenciar todos os dispositivos que se conectam a ele.
Do mesmo modo, o roteador também pode apresentar problemas, como vazamento de memória, superaquecimento ou um código mal escrito, que pode causar oscilações e travamento de conexão a qualquer momento, principalmente se funcionam por muitas horas seguidas.
Assim, os problemas se resolvem com soluções distintas, e muitas vezes é necessário reiniciar o roteador para voltar a conexão da internet ou verificar os fios para o desempenho da conexão melhorar, por exemplo.
Nesse sentido, o furo de “reset” no roteador está ali por algum motivo e auxilia a resolver um problema, mas é a solução mais drástica de todas. Isso porque o furo de “reset” no roteador serve para redefinir todas as configurações do roteador, restaurando-as e fazendo como se ele estivesse sendo ligado pela primeira vez.
Sendo assim, ao resetar as configurações do roteador será necessário inserir dados como o nome da rede, o usuário e a senha, além de protocolos de segurança de rede. Muitas vezes essa é uma ação que necessita do auxílio de um técnico, por isso não é recomendado restaurar as configurações do roteador a partir daquele furinho do “reset”.
O mais recomendado a fazer, caso a conexão de internet seja perdida, é reiniciar o roteador. Para isso, basta apenas retirar o aparelho da tomada, aguardar 30 segundos (no mínimo) e religar o roteador na tomada até que todas as luzes voltem a funcionar.
Problemas com a conexão
Alguns modelos de roteadores possuem o botão de “reset”, ou de reinício do sistema. A conexão da internet geralmente apresenta falhas por conflitos entre endereços de IP. Explicando melhor: é como se um carteiro entregasse as cartas na casa do vizinho, no endereço errado.
Nesse sentido, para que o IP seja restabelecido, é possível apenas desligar o aparelho e deixar que após um tempo ele faça a configuração inteira sozinho, podendo se conectar à internet após isso.
O furo de “reset” só deve ser acionado em casos de um reset mais urgente, quando necessariamente for preciso apagar as configurações já existentes, voltando-as para o estado de fábrica. Por isso o furo do “reset” só deve ser acionado se o usuário souber dados do aparelho que serão pedidos logo após a configuração.