É sempre bom nos perguntarmos sobre o real motivo das coisas serem como são, já que a atitude nos ajuda a explorar a curiosidade para outros conhecimentos. É uma maneira interessante de incentivar o cérebro a sair de sua zona de conforto.
Você sabe, por exemplo, para que realmente serve aquele buraco que fica no zíper? Sim, ele não está lá ao acaso e existe um explicação bem surpreendente para que as fabricantes insistam em usá-lo em todos os adereços. Vamos te explicar mais detalhes na matéria.
Mas, antes, que tal navegarmos um pouco sobre a explicação de outros detalhes curiosos? O buraco que fica no lacre das latinhas de refrigerantes, inclusive, têm uma justificativa bem plausível: servir como apoio para canudo, no sentido de não deixá-lo movimentando.
Já o lado azul da borracha é feito para ser utilizado em superfícies mais rígidas, deixando a outra parte reservada especificamente para o papel e cartolina. Por sua vez, o terceiro pino da tomada, em linhas gerais, serve para isolar o excesso de energia não utilizada.
E poderíamos ficar aqui durante horas te explicando o sentido de algumas coisas serem da forma que são. Inclusive, já fizemos isso em outras matérias, que você pode ler em nosso site. Também cobrimos pautas com outras curiosidades, além de notícias de concursos abertos.
Afinal, para que serve o buraco que fica no zíper?
Na verdade, poderíamos dizer que não existe somente uma explicação para o buraco que fica localizado no zíper. O principal deles, definitivamente, tem a ver a com sua segurança. Como assim? Você já percebeu que malas e mochilas geralmente contam com o adereço.
Unindo as extremidades dos dois zíperes, você consegue encaixar um cadeado por entre os buracos para garantir uma camada extra de segurança para os seus objetos. Mas não para por aí, já que a funcionalidade também está voltada ao jeito de manusear as roupas.
Algumas abas são bem pequenas – ainda não sei o motivo de produzirem peças assim – e isso dificulta o manuseio no dia a dia. Ao inserir uma fita ou linha resistente no buraco do zíper, você consegue puxá-lo com mais facilidade até quando as condições não está favoráveis.
É uma forma de trabalhar com as possibilidades, porém precisamos admitir que o surgimento do buraco não foi tão inventivo assim. As suas funcionalidades vieram com os usuários ao perceberem modos interessantes de usar o buraco do zíper a favor do cotidiano.
Mas, anteriormente, ele foi colocado pelo simples fato de economia. Ao deixar um buraco no zíper, os fabricantes estavam, em tese, economizam o uso do metal durante a confecção das peças. Ainda bem que existe a criatividade pra gente ver utilidade onde não tem.