Para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

Você sabe para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante? Sua verdadeira função não é do conhecimento de muitos, mas pode ser extremamente útil.

A maioria dos objetos utilizados pelas pessoas no dia a dia possuem funções que vão além do que imaginam. Seja algo simples ou mais complexo, é fato de que muitos não aproveitam boa parte do que possuem ao máximo. Este também é o caso de algo básico como uma lata: você sabe para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

continua depois da publicidade

Apesar de muitos não saberem, o buraco no lacre das latas de refrigerante, cerveja, suco e outros similares tem uma função que, quando usada da forma correta, pode ser muito útil. É comum pensar que ele apenas existe para facilitar a abertura da latinha, mas não é exatamente para isto que ele foi feito.

Para entender mais sobre esta ferramenta tão básica, mas tão curiosa, confira abaixo para que serve o buraco no lacre das latinhas, bem como a história por trás do sistema de abertura destes objetos, que não é tão antigo quanto muitos imaginam.

Leia também

Para que serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

Para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

Para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante? Foto: Pexels

A primeira latinha de alumínio com a finalidade de abrigar bebidas surgiu em 1959. Ela foi introduzida no mercado por meio da cervejaria norte americana Coors, que a produziu para envasar sua cerveja.

continua depois da publicidade

Nesta época, o objeto apresentava uma cor amarela, com capacidade de 210 ml. Seis anos depois, em 1963, surgiu então a primeira latinha de alumínio para refrigerante, produzida pela Reynold Metals Company, também nos Estados Unidos. A empresa produzia a cola diet “Slenderella”.

Um ano depois, a Royal Crown também adotou a lata; e em 1967, finalmente foi a vez das famosas Pepsi-Cola e da Coca-Cola.

Aqui no Brasil, o primeiro refrigerante a ser envasado nesta latinha de alumínio foi o Guaraná Skol, em 1975. Neste ano, surgiu também o sistema de abertura “stay-on-tab”, com o tal buraco no lacre. Criado por Daniel F. Cudzik, da Reynolds Metals, ele visava substituir o pull-tab.

Não demorou para que este sistema fosse rapidamente adotado por outras fabricantes de bebidas. Em relação às cervejeiras, a primeira a utilizá-lo foi a Fall City Brewing Company, de Louisville, nos Estados Unidos.

continua depois da publicidade

Mas e então, qual é a verdadeira finalidade deste buraco no lacre das latinhas de refrigerante? Como informado, o sistema de abertura stay-on-tab foi uma febre entre muitos fabricantes, e é utilizado até os dias atuais.

Esta função no lacre não é nada elaborada, mas extremamente útil. Ela existe para prender o canudo na hora de consumir o refrigerante ou qualquer que seja a bebida abrigada na lata. Assim, é possível evitar que o canudo fique solto, ou até mesmo caia para fora ou dentro da latinha.

Mesmo que este sistema exista com esta finalidade, é difícil ver muitas pessoas utilizando-a da forma correta. Afinal, o buraco no lacre auxilia na hora de abrir a latinha, mas quem utiliza canudos raramente o coloca no local exato. Agora que você já sabe de sua finalidade, aproveite para testar a verdadeira funcionalidade da ferramenta.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade