Quem usa liquidificador com frequência utiliza a função pulsar por diferentes motivos, mas a maioria não sabe para que realmente serve essa alternativa. Diferente do que se imagina, esse eletrodoméstico não serve somente para misturas e líquidos.
Ah, e vale lembrar que a função pulsar também está disponível em outros aparelhos, como a própria batedeira. O mais legal é que essa configuração permite que você explore seus recursos de outra forma. Entenda mais informações a seguir.
Para que serve a função pulsar do liquidificador?
A função “pulsar” do liquidificador serve para processar os ingredientes de forma intermitente e controlada. Ou seja, em vez de ligar o liquidificador continuamente em uma única velocidade, você pode usar a função pulsar no lugar.
Com isso, você dá pequenos impulsos de energia ao motor e consegue misturar ingredientes que precisam de algumas batidas rápidas e não daquela mistura contínua. É ideal para picar alimentos ou triturar ingredientes.
Na mecânica da coisa, a função pulsar do liquidificador faz com que as lâminas girem em alta velocidade, mas por períodos mais curtos. É diferente do que acontece no liquidificador, que bate em diferentes velocidades e de forma contínua.
Sendo assim, a função pulsar ajuda muito a evitar o excesso de processamento e garantir que você tenha controle sobre a textura final dos alimentos, sem transformar seu alimento em suco, caldo ou creme como o liquidificador costuma fazer.
E dá para usar essa função para limpar o copo e as lâminas também. Depois de usar seu liquidificador, experimente encher o copo com água e um pouco de detergente, depois é só acionar a função pulsar algumas vezes para que fique limpo rapidinho.
Qual a diferença da função pulsar?
É importante lembrar que a função pulsar varia de acordo com o modelo e a marca do liquidificador. Isso porque existem modelos com uma intensidade maior, com um ritmo mais forte e outras variações.
Nas versões profissionais dessa ferramenta, você pode escolher se deseja pulsar os ingredientes por mais tempo ou mais rapidamente. Também existem opções com modos pré-programados, o que ajuda a triturar alimentos crus que são mais duros.
Uma boa ideia na hora de usar a função pulsar com alimentos muito grandes ou mais firmes é primeiro triturá-los nessa configuração para depois torná-los líquidos pelo liquidificador. Assim, você tem pedaços menores para bater e transformar em sucos ou cremes.
No geral, usar o pulsar dessa forma ajuda a preservar o liquidificador e as lâminas, porque não é necessário forçar a máquina diante de alimentos sólidos. Ao triturá-los e torná-los menores, fica mais fácil misturá-los em líquido depois.
Outra dica é adicionar água, leite ou óleo na mistura da sua receita para os ingredientes ficarem úmidos. Assim, a mistura é feita com mais velocidade, seja para triturar ou tornar líquido.
E qual é o uso na batedeira?
Na batedeira, a função pulsar é um pouco diferente. Nesse caso, serve para ajudar a misturar as massas mais pesadas com os demais ingredientes, principalmente se você sentir que precisa colocar mais líquidos no meio da receita, entende?
Mas nada de jogar tudo de uma vez! Aqui, o ideal é ir adicionando aos poucos e depois apertar o botão pulsar. Com isso, você tem uma mistura mais suave e delicada que não cria aquela bagunça na cozinha porque a batedeira espirrou o líquido para fora do recipiente.