A ansiedade é um dos distúrbios psicológicos que afetam a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. O problema é que determinadas situações e comportamentos podem se tornam gatilhos para desencadear as temidas crises, causando sintomas como preocupação excessiva, medo e estresse. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou nove hábitos que aumentam a ansiedade.
Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura e conheça as atitudes que podem estar prejudicando a sua saúde mental, bem-estar e qualidade de vida. Vale lembrar que, caso os sintomas da ansiedade estejam persistindo, não deixe de procurar ajuda profissional, fechado? Confira.
Hábitos que aumentam a ansiedade
1) Falta de planejamento
Esse é um dos hábitos que aumentam a ansiedade. Quando o concurseiro não faz um planejamento diário das tarefas que precisam ser realizadas, ele pode ficar perdido, sem saber por onde começar. E a falta de uma rotina previamente definida pode causar desânimo e nervosismo, deixando-o ainda mais ansioso. Então, planeje-se.
2) Hábitos que aumentam a ansiedade: Alimentação pouco saudável
Você sabia que uma dieta pouco saudável pode ser inimiga da sua saúde mental? É verdade. O concurseiro que se alimenta de comida altamente calórica e de baixo valor nutricional pode ser acometido por doenças físicas e distúrbios emocionais, como a ansiedade.
Por isso, adicionar alimentos mais saudáveis em seu cardápio diário pode ser uma opção inteligente para ficar menos ansioso. Recomendamos consultar com um Nutricionista para mais esclarecimentos a respeito desse assunto.
3) Sono de baixa qualidade
Como anda a qualidade do seu sono, concurseiro? Você dorme bem todas as noites ou a insônia faz parte da sua vida? Dormir mal pode nos fazer acordar ansiosos, desanimados e cansados, no dia a dia. E isso se traduz em baixa produtividade, frustração e estresse nos estudos.
Dessa forma, procure ter horários regulares para ir para cama, evite alimentos ou bebidas estimulantes e não use o celular uma hora antes de dormir.
4) Acesso desenfreado às redes sociais
Esse também é outro dos hábitos que aumentam a ansiedade. Por mais que não pareça, passar horas a fio nas redes sociais, todos os dias, também pode deixar o concurseiro mais ansioso. Estar conectado boa parte do tempo com o mundo virtual pode te levar para uma realidade distorcida e acabar gerando frustração, tristeza e até depressão, por não fazer parte dela.
Por isso, estabeleça um limite de tempo saudável para acessar o Facebook, Instagram ou TikTok, dentre outras plataformas de interação social, combinado?
5) Comparações sem sentido
As inevitáveis comparações fazem parte da vida de todo ser humano. O problema é que elas também podem causar ansiedade, já que estão relacionadas a sentimentos como frustração, desânimo e fracasso, por querer algo que não possuímos ou não estar em lugares que gostaríamos de estar.
O concurseiro precisa ter em mente que se comparar com outra pessoa é pura perda de tempo, já que cada um tem a sua história de vida e segue diferentes caminhos. Por isso, aceite mais as coisas e pare de se comparar o tempo todo, fechado?
6) Hábitos que aumentam a ansiedade: Procrastinação
Você é daqueles concurseiros que vivem adiando as coisas, enrolam ao máximo para começar a estudar e deixam tudo para depois? A ansiedade pode dar as caras em sua vida, mais cedo ou mais tarde.
A procrastinação leva ao acúmulo de tarefas, gera estresse e eleva o nível de frustração. Dessa forma, estipule quais são as suas prioridades e pense nas recompensas que uma tarefa realizada a tempo pode trazer.
7) Relacionamentos tóxicos
Conviver diariamente com pessoas que têm comportamentos tóxicos pode afetar em cheio a saúde mental do concurseiro, acarretando ansiedade e outros problemas emocionais.
Qualquer um que lhe faça sentir controlado, inferior, que não valorize suas conquistas ou que determina o que deve ou não ser feito, se possível, precisa ser afastado da sua vida. Esse tipo de convivência pode ser um gatilho para te deixar ainda mais ansioso.
8) Se fazer de vítima toda hora
Quando se pensa em hábitos que aumentam a ansiedade, esse não poderia faltar. Existem pessoas que se sentem injustiçadas o tempo todo. Ou seja, tudo de ruim que acontece é só com elas e ninguém mais.
E essa vitimização pode ser viciante, nociva e colocar o concurseiro em uma posição de inércia perante a vida. Desenvolver a autorreflexão pode ser uma prática interessante para ficar livre desse tipo de comportamento.
9) Ser multitarefas
O último dos hábitos que aumentam a ansiedade. O concurseiro que tem o costume de fazer várias coisas ao mesmo tempo, pode ser acometido por distúrbios emocionais. Por quê? Estudar mais de uma disciplina ao mesmo tempo faz o cérebro dividir a atenção, exigindo um maior esforço desse órgão.
E isso pode acarretar esgotamento mental a curto prazo. Sendo assim, realize uma tarefa de cada vez e só passe para a próxima quando a anterior estiver 100% concluída.