Escrever uma boa redação em concursos públicos e vestibulares pode parecer desafiador para alguns candidatos, pois é preciso dominar as regras da língua portuguesa e evitar o uso de certas palavras e expressões, como gírias e clichês.
continua depois da publicidade
Elas não apenas afetam a norma culta, podendo ser consideradas coloquiais, mas também comprometem a autenticidade do texto. Desse modo, é essencial estar atento à escrita e seguir as dicas listadas abaixo.
Palavras e expressões que você deve evitar na sua redação
- Palavras que denotem falta de precisão: certos termos podem comprometer a precisão de suas afirmações, como “antigamente”, “hoje em dia”, “muitas sociedades”, “a Sociologia defende que” e “especialistas afirmam”. Busque especificidade ao identificar épocas, grupos e fontes.
- Conectores errados e gírias: evite conectores inadequados como “onde”, “no qual” e gírias como “tipo”, “mano” e “daí”. Utilize contrações e pronomes pessoais com sensatez, priorizando uma linguagem mais formal.
- Expressões simplistas e de senso comum: fugir de expressões genéricas como “a população precisa se conscientizar” e “viver em harmonia” fortalece seu argumento e evita clichês.
- Palavras estrangeiras não aportuguesadas: evite o uso excessivo de palavras estrangeiras que não são comuns na língua portuguesa. Seja claro e utilize o termo em sua versão aportuguesada, quando existir.
- Termos difíceis que você não sabe o significado: não use palavras complexas sem compreender completamente seu significado. Isso pode confundir o leitor e prejudicar sua credibilidade.
- Expressões vagas: expressões vagas podem resultar em ambiguidade. Evite deixar ideias importantes implícitas; em vez disso, expresse-as de forma direta.
- Generalizações e radicalizações: evite palavras como “todos”, “ninguém”, “nunca” e “sempre”. Elas tendem a exagerar e não representam a complexidade da realidade.
- Expressões indefinidas de tempo e lugar: evite o uso vago de termos como “em algum lugar” ou “a qualquer momento”. Especifique para criar uma imagem mais nítida.
- Termos imprecisos: substitua palavras genéricas como “coisa” por termos mais específicos que transmitam exatamente o que você quer dizer.
- Palavrões: evite totalmente o uso de palavrões ou linguagem vulgar na sua redação. As palavras consideradas “de baixo calão” ou impropérios são aquelas que são ofensivas e grosseiras em qualquer contexto. Mesmo que sua intenção não seja ofender alguém, o emprego delas pode ser considerado uma “parte desconectada” do texto e resultar na anulação da prova.