O alemão está presente na língua portuguesa, influenciando o idioma de diversas formas. Nesse sentido, existem muitas palavras de origem germânica que usamos em nosso dia a dia, que se relacionam com aspectos culturais daquele país.
Todavia, muitas das palavras de origem germânica que são usadas diariamente acabam relacionadas à vida militar e aos elementos químicos. Isso pelo motivo de a Alemanha ter ocupado o topo na produção militar e química da época.
Portanto, pensando em trazer alguns exemplos, elaboramos um artigo com algumas palavras de origem germânica que usamos no nosso dia a dia, e que às vezes são bastante comuns na língua portuguesa.
Presença alemã no Brasil
Os imigrantes alemães começaram a chegar no Brasil durante os séculos XIX e XX, precisamente na primeira metade do século XIX. A região sul do país foi a que recebeu a maior presença desses imigrantes, que se dedicaram, em um primeiro momento, à agricultura familiar.
Atualmente, estima-se que existam 200 mil falantes de alemão no país, concentrados em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e também com presença no Espírito Santo.
Com cerca de 5 milhões de brasileiros com ascendência alemã, é impossível negar a que a cultura alemã influenciou a cultura brasileira, com a incorporação de elementos germânicos, como a realização da Oktoberfest em estados do sul, além de outras manifestações culturais, sobretudo na região Sul e Sudeste.
Palavras de origem germânica usadas no dia a dia
Uma grande parte de palavras alemãs está ligada ao setor militar ou aos elementos químicos. Essa influência se explica melhor pelo lugar de destaque ocupado pelo país durante muito tempo. Entretanto, a ocorrência de outros tipos de palavras, aquelas não relacionadas a esses assuntos, ou que até possam não soar como alemãs também são de origem germânica.
Em uma competição organizada pelo Conselho da Língua Alemã (Deutscher Sprachrat), que envolvia a migração de palavras, pessoas de mais de 50 países diferentes sugeriram alguns termos que tiveram presença garantida em outros idiomas. Assim, cerca de 6 mil palavras de origem germânica foram apresentadas.
Encrenca
A palavra “encrenca” tem origem germânica e está presente no dia a dia do brasileiro. No final do século XIX, prostitutas que chegaram ao Brasil e falavam iídiche (dialeto da Europa Central), se referiam aos seus clientes com possíveis doenças venéreas como “ein krenke”.
Em alemão, “Krank” quer dizer doente. Dessa forma, a palavra “encrenca”, usada para designar uma situação difícil, nasceu no português falado no Brasil.
Elementos químicos
Outras palavras com origem germânica e que estão presentes no dia a dia, incluem os elementos Níquel e Cobalto. Em alemão, Nickel e Kobalt eram gnomos que habitavam as montanhas alemãs (de acordo com a crença medieval).
Segundo a lenda alemã, os trabalhadores da Idade Média acreditavam que alguns espíritos maus eram quem trazia a presença dos dois elementos, que também eram considerados impurezas, no ferro, no cobre e na prata.
A kombi também veio da Alemanha
Outras palavras de origem germânica também estão presentes no nosso dia a dia. Exemplo disso é a palavra “Kombi”, que vem de “Kombinationsfahrzeug”, que quer dizer “veículo combinado”, no idioma original.
Chope como unidade de medida
A unidade de medida alemã, derivada da palavra “Schoppen” (equivalente a meio litro) é a responsável pela existência da palavra “chope” como conhecemos aqui no Brasil. Entretanto, seu uso não tem nada a ver com a finalidade, visto que a palavra em questão como conhecemos não derivou da bebida “cerveja”, mas sim de outro termo.
A palavra “chope” foi integrada ao nosso idioma a partir do francês e quem trouxe o termo consigo foi a Família Real portuguesa que chegava ao Brasil no início do século XIX, fugida de Napoleão Bonaparte.
Outras ocorrências de palavras germânicas
O termo “bulevar” tem origem no alemão “Bollwerk”, e a história diz que após a derrubada das muralhas da cidade de Paris, Luís XIV ordenou que fosse construído um anel viário ou “boulevard”, como os franceses pronunciavam o termo alemão. No Brasil, a palavra sofreu mais uma alteração, sendo escrita e pronunciada como “bulevar”.
Outro exemplo de palavra de origem germânica que usamos no dia a dia reside no famoso refrigerante fanta. A bebida tem origem quando a Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, enfrenta a escassez de matéria-prima para produzir Coca-Cola.
Impedidos de fabricar seu principal produto, a companhia se viu na necessidade de criar um outro refrigerante. Então foi desenvolvida uma receita feita à base de soro de leite. A bebida em questão ganhou o nome de fanta, derivada do alemão “fantastisch”.