O português falado atualmente possui influência de diversas culturas, e uma delas é a árabe. Durante o período de formação da língua portuguesa, por cerca de oito séculos, os árabes estiveram presentes na Península Ibérica, dando contribuições essenciais na construção do léxico da língua portuguesa. Assim, existem várias palavras da língua portuguesa que têm origem árabe.
Neste sentido, os vocábulos de origem árabe estão presentes em várias áreas, como a arquitetura, química, astronomia, administração, matemática, ciências no geral, agricultura, culinária, entre outras.
Para os estudiosos, é simples perceber como boa parte das palavras com origem árabe são iniciadas com o “al”, um artigo invariável na língua, que corresponde aos artigos definidos “o”, “a”, “os”, “as”. Antigamente, por não ser do conhecimento dos portugueses, que só podiam ouvir os termos, o “al” passou a ser incorporado.
15 palavras da Língua Portuguesa que têm origem árabe
1. Fulano
No árabe, o termo fulân significa algo parecido como “aquele” ou “tal”. Esta palavra já foi encontrada na língua espanhola, por volta do século XIII, com o mesmo significado. No português, este termo se tornou um substantivo, referindo-se a uma pessoa qualquer.
2. Azulejo
Azulejo também vem do árabe al-zuleij, que significa “pedra pintada”.
3. Arroz
Sim, arroz também é uma palavra de origem árabe. Esta é uma adaptação do termo original ar-ruzz.
4. Xaveco
Até mesmo as mais inimagináveis gírias podem ter uma origem como esta. Antes de mais nada, porém, é preciso ter em mente que o significado original de xaveco não está relacionado à paixonite, ou ao “crush”.
Inicialmente, a palavra era utilizada para se referir a um barco de pesca com rede, o xabbaq, de piratas no Mediterrâneo. Por conta da má conservação dos barcos, a palavra tornou-se um sinônimo de algo de má qualidade. Com a fluidez da língua, xaveco passou a significar algo que vem de uma conversa fiada, na qual não se pode confiar.
5. Sofá
Em árabe, suffa pode significar uma esteira ou móvel estofado, como remete o termo em português.
6. Café
Mesmo que estas palavras não pareçam tão similares, café é originado do termo qahwa.
7. Enxaqueca
Ax-xaqîca, em árabe, significa “meia cabeça”. Utilizá-la como inspiração para esta palavra dolorida faz total sentido.
8. Açougue
Já açougue vem de as-suq, os famosos mercados ou feiras da cultura árabe.
9. Açúcar
A palavra açúcar já passou por várias alterações. Inicialmente, o termo sânscrito para grãos de areia era sakkar, tornando-se shakkar no persa, resultando finalmente na palavra árabe as-sukar. O produto doce da cana-de-açúcar foi assim batizado por conta de sua semelhança com os grãos de areia.
10. Almoxarifado
No árabe, um al-muxarif é um inspetor ou tesoureiro. Os portugueses chamavam o responsável pela cobrança e arrecadação de impostos de almoxarife, o que faz com que o almoxarifado seja o território de jurisdição deste profissional. Hoje em dia, por extensão, a palavra designa um espaço reservado para armazenar documentos e demais objetos que estejam relacionados à administração de algo.
11. Papagaio
Papagaio pode até mesmo parecer uma palavra de origem tupi-guarani, mas na verdade vem do árabe babaga, que significa “pássaro”.
12. Masmorra
O termo masmorra vem do árabe matmurah, e sua escrita e pronúncia são consideravelmente similares.
13. Laranja
Esta fruta popular e consumida por tantos vem de naranj e, no espanhol, ela é ainda mais parecida com sua origem: “naranja”.
14. Sultão
Se esta palavra não possuísse origem árabe, seria difícil saber quais delas fariam parte deste grupo. Sultão vem do termo sultan.
15. Xadrez
O jogo mundialmente conhecido e responsável por organizar competições populares, no português, possui origem na palavra sitranj.
Outras palavras de origem árabe
Para descobrir mais alguns termos que possuem origem árabe e entender como a pronúncia das duas versões pode ser consideravelmente similar, confira a lista abaixo:
- chafariz (do árabe ṣihrīj);
- elixir (do árabe al-ᵓisksīr);
- esfirra (do árabe ṣfīḥah);
- garrafa (do árabe garrāfah);
- javali (do árabe jabalī);
- limão (do árabe laymūn);
- matraca (do árabe miṭraqah);
- mesquita (do árabe masjid);
- nora (do árabe nāᶜūrah);
- oxalá (do árabe law šā llah);
- safra (do árabe zubrah);
- salamaleque (do árabe as-salāmu ᶜalayk);
- talco (do árabe ṭalq);
- tâmara (do árabe tamrah);
- tambor (do árabe ṭanbūr);
- xarope (do árabe šarāb);
- xerife (do árabe šarīf);
- zênite (do árabe samt);
- zero (do árabe ṣifr).