Palavra “asterisco” vem do latim; confira o seu real significado

Fique por dentro do significado da palavra "asterisco", que é um conhecido sinal de pontuação bastante usado na Língua Portuguesa.

O sinal de asterisco (*) é amplamente utilizado em nosso idioma. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre sua verdadeira função em um texto e não sabem quando ou como usar esse elemento.

continua depois da publicidade

E você, concurseiro, sabe realmente para que serve o “asterisco” e conhece o verdadeiro significado dessa palavra que vem do latim? Elaboramos este artigo para responder a essas duas perguntas.

Se você sempre teve curiosidade em saber mais sobre esse sinal gráfico comum na Língua Portuguesa, continue a leitura, ok?

Leia também

Afinal, qual é o significado da palavra “asterisco”? 

Como mencionamos anteriormente, a palavra “asterisco” é originária do idioma latim (asteriscum) e seu significado em português é “estrelinha”.

continua depois da publicidade

Muitas pessoas usam este termo para se referir ao sinal de “asterisco” em um texto, sem sequer saber que estão corretas em relação à sua definição. 

O “asterisco” também é muito usado na área da informática, pois pode substituir qualquer caractere nas principais ferramentas de busca da internet.

Por ter o formato de uma estrela, esse sinal gráfico pode apresentar pequenas variações. Ou seja, alguns podem ter cinco pontas, enquanto outros podem ter seis.

Funções do “asterisco” em nosso idioma

Agora que você conhece o verdadeiro significado da palavra “asterisco”, veja as situações em que esse sinal gráfico pode ser usado, sem contrariar a norma culta da Língua Portuguesa: 

  • Acima e após uma palavra de um determinado trecho de um texto, com o objetivo de fazer um comentário ou citação sobre o termo em destaque, em uma nota de rodapé.

Exemplo: 

continua depois da publicidade

“A palavra tristeza é formada pelo adjetivo ‘triste’ acrescido do sufixo -eza*”.

Rodapé: * O sufixo nominal -eza é sempre justaposto a um adjetivo, o que dá origem a um novo substantivo.

  • Quando repetido três vezes seguidas, o sinal de “asterisco” indica omissão (obrigatória) da informação ou uma lacuna em um determinado texto, principalmente quando substitui nomes próprios, como o de pessoas, por exemplo. 

Exemplo: 

O menor *** (nome da pessoa) foi apreendido pela polícia e posteriormente encaminhado aos responsáveis.

  • Quando o sinal de “asterisco” é colocado antes e acima da palavra, ele representa o vocábulo em questão de maneira hipotética, ou seja, que tem uma provável existência, mas sem comprovação científica.

Exemplo:  

Parecer, do latim *parescere.

  • Antes de uma frase, com o objetivo de indicar que a expressão é agramatical, isto é, que ela não respeita as regras da gramática da Língua Portuguesa.

Exemplo: 

continua depois da publicidade

* Edifício elaborou projeto o engenheiro.

“Asterisco” ou “asterístico”? 

Agora que você conhece o verdadeiro significado da palavra “asterisco”, bem como seu uso correto em um texto, será que o termo “asterístico” também pode ser usado, concurseiro?

Nossa resposta para essa pergunta é “não”. A palavra “asterístico” está errada e não pode ser usada em nenhuma circunstância. Na verdade, esse termo não existe na modalidade escrita. 

O problema é que muitas pessoas usam essa palavra em seu vocabulário cotidiano. Recapitulando: a forma correta, caso precise escrever essa palavra, é “asterisco”, combinado? 

Leia também

Concursos em sua
cidade