Os 9 melhores alimentos para o cérebro, segundo a ciência

O funcionamento adequado do cérebro depende de um suprimento constante de nutrientes, sendo assim, a escolha dos alimentos é fundamental nesse processo.

O cérebro e o intestino estão intimamente relacionados desde o desenvolvimento embrionário, comunicando-se por meio de mensagens químicas. Na verdade, grande parte da serotonina, um neurotransmissor fundamental na regulação do apetite e do humor, é produzida no intestino.

Uma dieta pouco saudável pode inflamar este órgão e afetar negativamente a saúde mental, aumentando o risco de ansiedade, desatenção e depressão. É por isso que cuidar da alimentação é essencial para manter uma boa saúde, de modo geral, e alguns alimentos podem ajudar neste processo.

Quais são os melhores alimentos para o cérebro conforme a ciência?

Conforme a pesquisa de Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, os melhores alimentos para o cérebro, são:

Leia também

1. Especiarias

As especiarias são reconhecidas por suas propriedades antioxidantes, sendo a cúrcuma um destaque. Ela contém curcumina, um componente que pode alterar a química cerebral e proteger o hipocampo, reduzindo possivelmente a ansiedade. Outro tempero indicado é o açafrão, associado à redução de sintomas em pessoas com depressão.

2. Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados, como iogurte, chucrute, kimchi e kombucha, oferecem uma variedade de opções resultantes da combinação de ingredientes crus com microrganismos. Esses alimentos contêm bactérias benéficas que podem aprimorar a função intestinal, reduzindo potencialmente a ansiedade.

3. Nozes

As nozes, ricas em ácidos graxos ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, não apenas promovem a saúde cerebral, mas também podem aprimorar a memória e o raciocínio. Além disso, são uma fonte valiosa de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais essenciais para o cérebro.

4. Chocolate amargo

O chocolate amargo, rico em ferro e antioxidantes, exerce influência na formação da cobertura protetora dos neurônios e na síntese de substâncias químicas relacionadas ao humor.

5. Abacate

Os abacates são uma excelente fonte de magnésio, gorduras saudáveis ​​e vitamina K, essenciais para a função cognitiva e a formação de novas conexões neurais. Eles também ajudam a manter uma boa circulação sanguínea, garantindo um fluxo constante de oxigênio para o cérebro.

6. Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes apresentam nutrientes como vitamina E, carotenoides e flavonoides, que auxiliam na proteção contra o declínio cognitivo e a demência. Sua riqueza em folato também é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e pode ser benéfica para o estado cognitivo.

7. Peixe

Peixes gordurosos como salmão, atum e truta são verdadeiros superalimentos para o cérebro. A sua riqueza em ômega 3, especialmente DHA, é essencial para a estrutura e função do cérebro.

8. Bagas

Bagas, como amoras, morangos e mirtilos, são ricas em flavonoides. Esses compostos ajudam a proteger o cérebro contra danos oxidativos e podem melhorar a memória e a função cognitiva. Portanto, são uma opção deliciosa para manter a mente alerta.

9. Ovos

Os ovos são ricos em colina, um nutriente essencial para a memória e o funcionamento do cérebro. A colina é usada na síntese de acetilcolina, um neurotransmissor imprescindível para memória e aprendizagem. Com efeito, incluir ovos em sua alimentação pode ser benéfico para melhorar sua capacidade de reter informações.

Por fim, vale mencionar que apesar das recomendações serem embasadas em estudos científicos, é sempre necessário buscar orientação de um nutricionista ao fazer mudanças significativas na sua dieta.