Os terremotos são fenômenos naturais que acontecem quando há um movimento brusco das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. Eles podem causar grandes estragos, como a destruição de edifícios, pontes, estradas, redes de energia e comunicação.
Além disso, podem provocar tsunamis, deslizamentos de terra, incêndios e outras catástrofes. Confira abaixo quais foram os mais devastadores do mundo, segundo a magnitude, o número de mortos e os danos causados.
Quais foram os piores terremotos da história?
1. Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9,5
O maior terremoto já registrado na história aconteceu no dia 22 de maio de 1960, no sul do Chile. O tremor durou cerca de 10 minutos e foi sentido em vários países da América do Sul, Central e do Norte. O epicentro foi localizado na cidade de Valdivia, que ficou praticamente destruída.
O abalo também causou erupções de vulcões, deslocamento de ilhas e alteração do nível do mar. O número de mortos foi estimado em 1.655, e mais de 2 milhões de pessoas ficaram desabrigadas.
O terremoto ainda gerou um tsunami que atingiu as costas do Chile, do Peru, do Equador, da Colômbia, do Havaí, do Japão, das Filipinas e de outras regiões, matando mais de 200 pessoas.
2. Alasca, Estados Unidos, 1964 – magnitude 9,2
Quatro anos depois, em 27 de março de 1964, no estado do Alasca, nos Estados Unidos, ocorreu outro tremor histórico. Ele durou cerca de 4 minutos e foi sentido em todo o estado, além de partes do Canadá e de Washington.
O epicentro foi localizado na região do Golfo do Alasca, a cerca de 120 km de Anchorage, a maior cidade do estado, que sofreu grandes danos. O terremoto também provocou deslizamentos de terra, fissuras no solo, elevação e afundamento de terras, e mudanças no curso de rios e lagos.
O número de mortos foi de 131, sendo 115 no Alasca e 16 em Oregon e na Califórnia, devido ao tsunami que se formou após o abalo, cujas ondas atingiram outras áreas do Pacífico, como o Havaí, o Japão e as ilhas Aleutas.
3. Sumatra, Indonésia, 2004 – magnitude 9,1
Este foi o terceiro terremoto mais forte já registrado, com magnitude de 9,1. Ocorreu em 26 de dezembro de 2004, na costa oeste de Sumatra, e gerou um enorme tsunami.
As gigantescas ondas devastaram comunidades costeiras na Indonésia, Tailândia, Sri Lanka, Índia e outros países do Oceano Índico. Estima-se que houve mais de 200 mil mortos e cerca de 2,5 milhões de afetados.
4. Sendai, Japão, 2011 – magnitude 9,1
O terremoto no Japão em 2011 foi um dos maiores e mais devastadores da história. Ele ocorreu no dia 11 de março de 2011, às 14h46 no horário local, e teve magnitude de 9,1 na escala Richter.
O epicentro foi a 130 km da costa leste do país, na região de Tohoku. O tremor provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura, que atingiu várias cidades costeiras, causando destruição e mortes.
Uma das áreas mais afetadas foi a de Fukushima, onde o tsunami danificou uma usina e causou um acidente nuclear, considerado o pior desde Chernobyl.
O terremoto e o tsunami deixaram mais de 18 mil mortos e desaparecidos, além de milhões de desabrigados e desalojados.
5. Península de Kamchatka, Rússia, 1952 – magnitude 9,0
Este foi o terremoto mais forte registrado na Rússia, com magnitude de 9,0. Ocorreu em 4 de novembro de 1952, na costa leste da Península de Kamchatka, e produziu um grande tsunami que afetou Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas.
A onda mais alta atingiu 67 metros e varreu do mapa a cidade de Chenega, onde morreram 68 pessoas. O tsunami também atingiu o Havaí e o Japão.
6. Lima-Callao, Peru, 1746 – magnitude entre 8,0 e 9,0
Este foi o terremoto mais destrutivo ocorrido em Lima até o momento, com magnitude estimada entre 8,5 e 9,0. Ocorreu no dia 28 de outubro de 1746, às 22h30, e provocou o colapso quase total da cidade colonial.
Lima tinha então cerca de 60 mil habitantes e cerca de 3 mil casas espalhadas por 150 quarteirões. Apenas alguns edifícios permaneceram de pé. O terremoto também gerou um tsunami que devastou o porto de Callao, onde morreram cerca de 5 mil pessoas.
7. Arica, Chile, 1868 – magnitude entre 8,0 e 9,0
Com uma magnitude estimada entre 8,8 e 9,0, o tremor ocorreu no dia 13 de agosto de 1868, por volta das 17h, e afetou o norte do país, principalmente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta.
O terremoto causou um tsunami que varreu barcos, casas e corpos vários quilômetros para o interior. Estima-se que ocorreram cerca de 693 mortes ao longo de toda a costa afetada.