Os 5 hábitos que te tornam menos atraente são práticas cotidianas que possuem mais dano do que parecem, principalmente para o aspecto de aparência física, nível de carisma, capacidade de socialização e outras habilidades sociais importantes. Por conta disso, são práticas que devem ser evitadas a todo custo para manter um equilíbrio na rotina.
Curiosamente, esses hábitos foram comprovados cientificamente por meio de estudos internacionais que investigaram a reação das pessoas quanto expostas à diferentes situações. Sendo assim, existe um respaldo científico que reforça a necessidade de cuidar das próprias atitudes quando o assunto é se manter atraente aos outros. Saiba mais informações a seguir:
Quais são os 5 hábitos que te tornam menos atraente?
1) Não dormir
Com base em uma pesquisa realizada com cientistas suecos em 2010, não dormir faz com que as pessoas te percebam como alguém mais feio e até doente. Na ocasião, foram capturadas duas fotos de um grupo de 23 pessoas, uma após uma noite de sono de qualidade e uma depois de uma noite passada em claro. Quando apresentada a terceiros, as pessoas acharam pouco atraentes as que não haviam dormido bem.
Em contraposição, caracterizaram os indivíduos com uma noite de sono completa como pessoas saudáveis, alegres e carismáticas. Chamado de “Sono da beleza: estudo experimental na percepção de saúde e atratividade de indivíduos com privação de sono”, a pesquisa foi publicada na revista The BMJ com os resultados finais desse experimento.
2) Ser maldoso
Com base em uma pesquisa realizada por estudiosos chineses, as pessoas maldosas são vistas como menos atraente por seus pares, o que justifica porque alguns vilões são caracterizados para não serem belos. Em específico, o estudo examinou a influência das manipulações de personalidade nas avaliações de atratividade facial feminina.
Na ocasião, 120 participantes, sendo 60 homens e 60 mulheres, foram divididos em três grupos. Antes da realização do experimento, esses grupos tiveram que classificar cerca de 60 expressões faciais com base na atratividade. Depois de duas semanas, essa classificação foi repetida, com base em novas informações de personalidade que poderiam ser positivas, negativas ou neutras.
Os resultados do estudo mostraram que existe uma diferença significativa nas pontuações de atratividade em relação à primeira avaliação, porque as informações de personalidade negativas foram caracterizadas como feias. Sendo assim, o que é belo está associado com aquilo que é bom, de modo que a personalidade afete a percepção dos aspectos físicos de uma pessoa.
3) Ser estressado
De acordo com um estudo da Academia Nacional de Ciências do Reino Unido, publicado em 2013 na revista National Library os Medicine, a atratividade facial indica um resposta imunológica em homens que possui uma relação com os hormônios do estresse. Em outras palavras, pessoas estressadas são menos atrativas por conta das alterações causadas no organismo.
Ademais, existe uma influência direta do percentual de gordura corporal nessa equação, pois os níveis circulantes do hormônio do estresse cortisol mostram que ser muito magro ou muito gordo também reduz a atratividade. A pesquisa utilizou da fotografia de jovens letãs vacinadas contra a hepatite B e a avaliação dos homens letões do quanto elas eram atraentes.
Apesar disso, ainda não existem estudos suficientes que comprovem se a atratividade de mulheres sinaliza uma maior capacidade de resposta imunológica ou não, pois os resultados apontaram mais para um comportamento masculino.
4) Não ter senso de humor
Segundo uma pesquisa realizada em 2009 por pesquisadores da Universidade da Califórnia, pessoas que não possuem senso de humor são vistas como menos atraentes. Para chegar a essa conclusão, foram exibidos retratos de algumas pessoas para um grupo de participantes, e houve maior reação positiva quando os cientistas comentavam que a pessoa na foto era divertida ou gostava de ouvir piadas.
Intitulada “Efeito do humor na atração interpessoal e escolha de parceiros”, a pesquisa examinou se os diferentes níveis de senso de humor influenciaram na avaliação dos entrevistados sobre um parceiro potencialmente desejável.
5) Ser desonesto
Ainda que seja de conhecimento universal que a desonestidade é pouco atraente, uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois revelou que pessoas honestas são vistas como mais interessantes. O estudo utilizou da exibição de imagens de diferentes pessoas com descrições sobre serem honestas, ou não, para os participantes, que tiveram que estabelecer quais eram atraentes.