Os 4 grandes segredos do sucesso revelados pela ciência

O que a ciência tem a dizer sobre o sucesso profissional? Confira características de pessoas que possuem o potencial de serem bem-sucedidas.

O que significa ser bem-sucedido para você? Para os concurseiros de plantão, passar no tão sonhado cargo público para obter estabilidade pode ser um grande sinal de sucesso. Já outras pessoas acreditam que o êxito está mais ligado a um relacionamento duradouro.

continua depois da publicidade

Ou seja, é um assunto bem relativo e depende de pessoa para pessoa. Mas, e quando focamos o tema no sucesso profissional? Será que a ciência tem a dizer sobre isso? É o que vamos abordar no decorrer da matéria, conforme estudos organizados pelo portal The Muse.

Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas fiquem por dentro. Não se esqueça, também, de conferir mais artigos que já foram publicados em nosso site. Cobrimos tópicos relacionados com economia, atualidades, conhecimentos gerais, dicas de estudo e muito mais.

Ah, e visite nossos simulados gratuitos para obter sucesso na preparação para provas de concursos.

continua depois da publicidade
Leia também

Segredos para ter sucesso profissional, segundo a ciência

  1. Habilidades sociais: conforme pesquisa feita pela economista Catherine Weinberger, os empresários mais bem-sucedidos possuem um denominador em comum associado às habilidades sociais. Essas competências se tornaram extremamente importantes dos anos 80 para cá, tendo em vista que a comunicação é a chave para o negócio de sucesso. Então, vale a pena trabalhar em cima disso a fim de melhorar as soft skills e a própria inteligência emocional;
  2. Coragem: a psicóloga Angela Duckworth, durante palestra para a TED Talks, informou que o sucesso está diretamente relacionado com a perseverança em atingir resultados desafiadores e a longo prazo. Desenvolver a capacidade cognitiva para não se prender somente ao hoje é fundamental para ter um futuro mais promissor na carreira;
  3. Mentalidade de construção: alcançar níveis elevados de sucesso também envolve não ter medo de tentar e de errar. Os equívocos, se vistos como aprendizados, têm o potencial de nos tirar da zona de conforto em busca de resultados mais duradouros e inovadores;
  4. Confiança até em momentos de incerteza: a Harvard Business Review divulgou um artigo nomeado como "Paradoxo da Autenticidade". Nele, constam estudos sobre cases de sucesso e de "fracasso" no âmbito profissional. O que o material trouxe como conclusão? Autenticidade é boa em certa medida. Mesmo em campo de incerteza, precisamos encontrar maneiras palpáveis de manter a confiança no trabalho, sem que isso respingue nos demais funcionários que fazem parte da equipe. É necessário criar um ambiente promissor em que o líder demonstre saber o que está fazendo para a credibilidade não seja colocada à prova, mesmo ainda inseguro. Como diria Rihanna, finja até você realmente acreditar, no sentido de construir uma imagem que traga confiança e respeito.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade