Sabia que muitas palavras que usamos no nosso dia a dia têm origem no grego antigo? Essa língua milenar foi a base de muitas outras, como o latim e o português, e influenciou a cultura, a ciência, a filosofia e a arte do mundo ocidental.
Por isso, conheça a etimologia e o significado desses termos que vieram do grego e que fazem parte do nosso vocabulário.
9 palavras da língua portuguesa que vem do grego
1. Afrodisíaco
Essa palavra se refere a algo que estimula o desejo físico. Ela vem do nome da deusa grega do amor e da beleza, Afrodite, que nasceu da espuma do mar e era adorada por muitos deuses e mortais.
Afrodite era associada à fertilidade, à sensualidade e à paixão, e também era a mãe de Eros, conhecido por seu nome romano, Cupido.
2. Atlas
Atlas pode significar um livro de mapas, uma coleção de ilustrações ou a primeira vértebra cervical.
O termo vem do nome de um titã da mitologia grega, Atlas, que foi condenado por Zeus a sustentar o céu nas costas, após a guerra entre os deuses e os titãs.
Ele era considerado o rei da Atlântida, o famoso continente perdido que teria afundado no oceano.
3. Bíblia
A palavra “Bíblia” se refere ao conjunto de livros sagrados do cristianismo e do judaísmo. Ela vem do grego “biblos”, que significa livros.
A palavra se originou do nome do porto fenício de Byblos, de onde se exportava o papiro, um material usado para escrever na antiguidade.
4. Cronológico
Cronológico remete a algo que segue a ordem do tempo. Ela vem do grego “chrónos”, que significa tempo.
Na mitologia grega, Chronos era o deus primordial do tempo, que devorava seus filhos para evitar que o destronassem. Ele foi derrotado por seu filho Zeus, que se tornou o rei dos deuses.
5. Democracia
O sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo é chamado de “democracia”. O termo vem do grego “demokratía”, que se formou de démos (povo) + kratía (poder, governo).
A democracia surgiu na Grécia antiga, especialmente na cidade de Atenas, onde os cidadãos participavam das decisões políticas em assembleias.
6. Hipnose
Essa palavra significa o estado de transe induzido por sugestão, que altera a percepção e a memória. É proveniente do grego “hypnós”, que significa sono.
Na mitologia grega, Hypnos era o deus do sono, que tinha o poder de adormecer os mortais e os imortais com seu toque.
7. Narcisismo
Narcisismo está associado ao amor excessivo por si, que leva à vaidade e à arrogância.
Este nome deriva de um personagem da mitologia grega, Narciso, que se apaixonou pela sua própria imagem refletida na água e morreu de desgosto por não poder alcançá-la.
8. Música
Música é a arte de combinar sons e ritmos de forma harmoniosa e expressiva. Ela vem do grego “moûsa”, que significa musa.
Conforme a mitologia, as musas eram as nove deusas da arte, da ciência e da inspiração, filhas de Zeus e Mnemósine, a deusa da memória.
9. Semântica
Por fim, esta palavra significa o estudo do sentido das palavras, das frases e dos textos. Ela vem do grego “semantikós”, que significa significativo. A palavra se originou de sêma, que se traduz para sinal, símbolo ou marca.