As expressões “onde” e “em que” são frequentemente utilizadas de forma indiscriminada em linguagem informal por muitas pessoas. Apesar disso não ser um problema em determinados ambientes, é preciso tomar cuidado ao fazer a troca para a linguagem formal, visto que o uso indiscriminado é inadequado. Assim, para evitar maiores problemas, saber quando usar cada expressão é fundamental.
Ao contrário do que muitos pensam, “onde” e “em que” são sinônimos apenas ao fazerem referência a lugares. Dessa forma, o pronome relativo “onde” não deverá ser utilizado com expressões que não indicam lugares, por exemplo. Para entender melhor, confira abaixo quais são as diferenças entre os dois.
“Onde” ou “em que”: uso adequado das expressões
No geral, emprega-se de forma indistinta “onde” e “em que” sempre que houver referência a um lugar físico. Como informado anteriormente, “onde” não deve ser empregado em frases com expressões que não indicam lugares, devendo então ser considerado o uso de “em que”.
A dúvida no uso das expressões surge porque, embora seja possível substituir “onde” por “em que” em qualquer situação, nem sempre é possível substituir “em que” por “onde”. Pelo fato de “onde” poder ser um pronome relativo ou advérbio de lugar, ele estará indicando um lugar permanente. Assim, utilizá-lo em situações que não refiram lugares gera falta de coesão semântica.
Para evitar problemas, é inadequado utilizar “onde” ao indicar algo que não seja um lugar. Assim, questões como uma ideia, uma situação, uma entrevista, uma época, um filme e mais devem levar o “em que”, ou também “na qual”, “no qual”, “nas quais” e “nos quais”.
Exemplos de uso de “onde” e “em que”
Abaixo, confira alguns exemplos corretos de uso dos termos “onde” e “em que”:
- A cafeteria onde conheci seu tio continua sendo a mais movimentada da cidade. (Referência a lugar);
- Existem alguns casos em que a análise deve ser feita de forma minuciosa. (Não referência a lugar);
- Meu pai não mora no país onde nasceu. (Referência a lugar);
- A situação na qual meu irmão se encontra não é das mais fáceis. (Não referência a lugar).