Os livros são considerados fontes inesgotáveis de aprendizado, desde séculos atrás. Eles despertam a nossa criatividade e imaginação, nos inspiram e são um passaporte para viajarmos sem sair do lugar. Diante de todas as benesses, essa matéria selecionou sete livros que todo mundo precisa ler.
Mesmo que ao longo da história milhares de livros tenham sido escritos, existem alguns que se consagraram e acabaram se tornando grandes clássicos. Curioso para conhecer a nossa seleção? Basta continuar a leitura.
Livros que todo mundo precisa ler
1) O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Indiscutivelmente, esse é um dos livros que todo mundo precisa ler. Publicado em abril de 1943, esse ícone da literatura mundial é um dos livros infantis mais lidos de todos os tempos. Mas essa obra consegue despertar o interesse de adultos e até idosos.
O livro narra a história de um piloto que sofre um acidente de avião e cai em pleno deserto do Saara. No local, ele encontra um pequeno príncipe que o leva a vivenciar uma jornada poética e filosófica. A obra aborda temas como amor, solidão, amizade e amadurecimento.
2) Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Mais um dos livros que todo mundo precisa ler. Essa aclamada obra foi publicada há mais de 200 anos, mais precisamente em janeiro de 1813. O livro mostra os altos e baixos da vida da personagem Elizabeth Bennet, bem como os seus inúmeros romances, especialmente com Mr. Darcy.
A história traz à tona problemas que envolvem cultura, educação, casamento e moralidade na rígida sociedade aristocrata inglesa do século XIX. O temperamento forte da protagonista, considerado bem à frente da sua época, faz dela uma das mais icônicas da literatura mundial.
3) Livros que todo mundo precisa ler: Macunaíma – Mário de Andrade
Essa é uma das obras brasileiras considerada um clássico da literatura. Músico, homossexual, dramaturgo e crítico literário, Mário de Andrade escreveu o romance “Macunaíma” em 1928. O livro é uma rapsódia sobre a diversidade cultural e étnica do Brasil.
Na verdade, diversos elementos nacionais abordam uma narrativa que nos conta, com riqueza de detalhes, a história de um herói que tinha caráter duvidoso e que, na verdade, era uma mescla das raças indígena, branca e negra.
4) A Volúpia do Pecado – Cassandra Rios
Se você procura um livro que trata de tabus em sua essência, essa obra é uma das mais indicadas. Cassandra Rios foi uma escritora brasileira, de ascendência espanhola e assumidamente homossexual. A obra, publicada em 1947, narra o romance das personagens Lyeth e Irez, que estavam sempre em busca de um termo que definisse o comportamento delas.
Depois que ambas se tornam vizinhas, a aproximação entre as garotas se torna praticamente imediata. A princípio, tudo parecia ser uma grande amizade. Depois que os desejos carnais falaram mais alto, a relação evolui para uma tórrida paixão, apesar de todo preconceito de uma sociedade conservadora.
5) O Beijo do Rio – Stefano Volp
Esse também é outro dos livros que todo mundo precisa ler. Stefano Volp é um dos autores negros brasileiros mais consagrados da atualidade. Esse livro foi publicado em 2022 e é a primeira obra de suspense desse escritor. A história narra a trajetória do protagonista Daniel, que era um Jornalista negro que trabalhava em uma revista.
Quando fica sabendo da morte do seu melhor amigo, o jovem decide retornar para a sua terra natal. O seu objetivo era investigar o fato que, para ele, era considerado suspeito, mesmo com o laudo policial alegando se tratar de suicídio.
A “vontade de derramar as lágrimas que haviam secado dentro de si” e desvendar os “segredos escondidos sob águas turvas”, faz o personagem se envolver em uma trama cada vez mais misteriosa.
6) Cartas a um Homem Negro que Eu Amei – Fabiane Albuquerque
Quando se trata de livros que todo mundo precisa ler, esse jamais poderia faltar em nossa lista. Fabiane Albuquerque é uma das escritoras negras mais respeitadas da atualidade. Prova disso, é o seu livro, que foi publicado em 2021. Em Cartas a um Homem Negro que Eu Amei, a autora enfatiza o poder do ser humano e o direito que todas as pessoas têm de buscar a felicidade.
Além disso, a autora fala sobre as diversas possibilidades que podem ser exploradas em nome do amor. Em sua escrita sem “anestesia”, ela ainda aborda temas polêmicos, sem medo e com muita coragem. Um dos objetivos do livro é mostrar que todos temos a liberdade de sermos quem quisermos, independentemente dos julgamentos da sociedade.
7) Livros que todo mundo precisa ler: Os Miseráveis – Victor Hugo
Publicada em 1862, essa obra desse renomado romancista é considerada uma das mais importantes do mundo. O livro aborda assuntos de cunho político e filosófico como desigualdade social, miséria, preconceito e desejo por justiça, que são temas massivamente discutidos até os dias de hoje.
Devido ao seu tamanho sucesso, essa obra sofreu diversas adaptações para a TV, teatro e cinema. Até os mais conhecidos musicais da Broadway tiveram como base a temática desse livro.