É bastante provável que você já tenha se deparado com alguma dúvida sobre o uso correto da crase em determinadas expressões.
Por exemplo, a escrita correta é “obrigado a todos” ou “obrigado à todos”, concurseiro? Muitos falantes da Língua Portuguesa enfrentam esse dilema comum.
Esta matéria vai elucidar essa questão de uma vez por todas. Continue conosco até o fim da leitura e descubra se a maneira certa de escrever é “obrigado a todos” ou “obrigado à todos”. Afinal, todo concurseiro deve ter uma escrita clara e precisa.
“Obrigado a todos” ou “obrigado à todos”?
A forma correta de escrever é “obrigado a todos”, concurseiro. A expressão “obrigado à todos”, com o uso da crase, está incorreta de acordo com a norma culta.
“Todos” é um pronome indefinido, plural e masculino, sendo utilizado para referir-se a todas as pessoas, sejam homens ou mulheres. É sinônimo de “toda gente” e “todo mundo”, entendeu? Vamos ver alguns exemplos:
- Agradecemos a todos pela ajuda durante a conferência internacional;
- Desejamos a todos um bom descanso e um excelente fim de semana;
- Gostaríamos de pedir a todos que se retirem deste recinto, por gentileza;
- Bom dia a todos;
- Boa tarde a todos;
- Obrigado a todos;
- Parabéns a todos que colaboraram com a caixinha de natal.
Mas por que não se deve usar a crase?
Agora que você não tem mais dúvida se a escrita correta é “obrigado a todos” ou “obrigado à todos”, a crase surge frequentemente com verbos que são regidos pela preposição “a”, indicando para quem algo é direcionado, como “agradecer a”, “pedir a”, “dedicar a”.
Na Língua Portuguesa, a crase nada mais é do que a contração de duas vogais iguais marcada com o acento grave (`). A contração mais conhecida e comum ocorre entre a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”: “a + a = à”.
No caso da expressão “obrigado a todos”, não existe a necessidade do uso da crase porque, embora a preposição “a” seja utilizada, não ocorre nenhuma contração, já que “todos” é um substantivo masculino.
Ou seja, na expressão “obrigado a todos” não existe um artigo definido feminino para contrair com a preposição. Em primeiro lugar, seria incorreto utilizar o artigo definido feminino “a” antes de um substantivo masculino e que está no plural.
Além disso, o concurseiro não deve usar artigos definidos antes de pronomes indefinidos. Vale lembrar que a palavra “todos” é um pronome indefinido.
Exemplos
Para uma compreensão mais clara da teoria, conheça alguns exemplos onde a crase não se faz necessária:
- Desejamos a todas as pessoas um bom feriado;
- Pedimos a todas que se retirem daqui o mais depressa possível;
- Obrigado a todas as pessoas que fizeram a sua parte no seminário.
Então, da próxima vez que ficar em dúvida se a escrita correta é “obrigado a todos” ou “obrigado à todos”, lembre-se de que a opção errada é aquela que tem crase, combinado?
Todo concurseiro que deseja ser aprovado na redação de um certame deve ter uma escrita precisa e adequada, apesar das complexidades da Língua Portuguesa.