Quem não ama tirar férias? O período de descanso é um dos mais aguardados pela maioria que estuda, trabalha ou apenas está atrás de alguns dias de folga. Mas será que você já parou para analisar a palavra que define esse conceito?
Existe uma série de dúvidas linguísticas por trás desse vocábulo. Esse substantivo feminino e plural costuma ser muito utilizado junto de outros substantivos no plural, de modo que seja possível adequar o termo em várias frases.
Apesar de a palavra ser utilizada quase que em sua totalidade na versão no plural, existe o singular para “férias”, mas um que nem todos conhecem. Para entender mais sobre o termo, confira abaixo como fica essa versão e como fazê-la funcionar.
Existe o singular de “férias”?
Sim, existe: de acordo com o dicionário Houaiss, a forma singular de “férias” não é nada mais, nada menos que “féria”, que também significa “dia de repouso” ou “feriado”.
Desse modo, as férias seriam um conjunto de dias, logicamente o período de descanso que os empregados, estudantes e servidores públicos têm direito anualmente. Já a féria seria um único dia do tipo.
O termo também tem outro significado além da remuneração diária de um trabalhador. Ela pode ser um sinônimo de “diária” ou “jorna”, ou indicar o conjunto de remunerações que um cidadão recebe ao longo de uma semana.
Esse pode ser o dinheiro apurado em um dia em um comércio, logo a receita ou lucro. Confira alguns exemplos com a palavra abaixo:
- É comum receber a féria no fim do expediente;
- O patrão paga a féria da semana na sexta-feira, sempre no fim do dia;
- Evite gastar sua féria de uma só vez para não ficar sem;
- Eu preciso levar a féria para o cofre antes de fechar a loja.
Uso ideal
Apesar da representação do dicionário, é importante tomar cuidado com o uso de “féria” no singular e “férias” no plural.
Mesmo que as duas palavras existam e estejam corretas, elas são diferenciadas pelo significado. O uso ideal de “féria” envolve a remuneração, como visto anteriormente: ela pode ser a “féria do dia”, “féria do trabalhador” ou “féria do operário”, por exemplo.
Por sua vez, as “férias” são as adequadas para indicar um período de descanso. Esse sim é o termo que serve para falar das “férias escolares”, “férias remuneradas” ou “férias anuais”. Veja mais exemplos abaixo:
- Nós vamos passar nossas férias no México este ano;
- Odeio ser incomodado durante o meu período de férias;
- Estava ansiosa pela chegada das minhas férias desde que comecei a trabalhar aqui;
- Vou pedir férias este mês.
“Estou de férias” ou “estou em férias”?
Outra dúvida comum em relação a esses termos envolve o uso das preposições “em” e “de”.
De acordo com a gramática, elas podem introduzir situações temporais, o que faz com que as duas opções estejam corretas. Mesmo assim, ainda é possível encontrar várias opiniões adversas, baseadas em análises gramaticais diferentes.
Seja como for, nesses casos, é possível utilizar qualquer uma das preposições a seguir:
- Estar de férias;
- Entrar de férias;
- Estar em férias;
- Entrar em férias.