Os imigrantes italianos trouxeram não apenas bagagens físicas, mas também suas tradições e, é claro, seus respectivos sobrenomes de origem.
Em um país tão diversificado como o Brasil, a presença italiana é uma peça importante para realmente entendermos a nossa identidade nacional que foi consolidada com o passar do tempo. Muitos sobrenomes usados em nosso país, por exemplo, têm origem na Itália.
A começar pelo meu, Destéfano, que sofreu algumas adaptações quando meus bisavós vieram morar no Brasil. Conforme a crença enraizada na minha família, o sobrenome original era "Estefanini" ou algo neste sentido. Depois, foi abrasileirado para Destéfano.
E qual é a história de seus membros familiares? Seu sobrenome é "diferente" do que costumamos ver por aí, mas você não sabe especificamente qual a origem? Em nossa matéria, vamos elencar alguns que realmente possuem correlação com a Itália.
Mas a lista não acaba por aqui, tudo bem? Para uma análise mais aprofundada, vale perguntar a história da sua família para os membros mais antigos. Existem alguns testes que usam o DNA como referência para avaliar a ancestralidade também, por exemplo.
Você sabia que o Brasil comporta uma das maiores comunidades de descendentes italianos do mundo, especialmente nas regiões sul e sudeste? Durante o grande fluxo migratório italiano entre os séculos XIX e XX, milhares de imigrantes desembarcaram em terras brasileiras.
Eles trouxeram não apenas bagagens físicas, mas também suas tradições e, é claro, seus respectivos sobrenomes de origem. Confira alguns exemplos logo abaixo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade